Volvo atualiza portfólio de carregadeiras fabricadas no Brasil

Volvo atualiza portfólio de carregadeiras fabricadas no Brasil

Volvo atualiza portfólio de carregadeiras fabricadas no Brasil

Empresa afirma que versões da “série H” chegaram com mais funcionalidades para aumentar eficiência, segurança e economia de combustível

Referência no mercado de carregadeiras de rodas, em 2024 a Volvo atualizou os modelos produzidos no Brasil, em sua fábrica na cidade de Pederneiras, no interior de São Paulo. De acordo com a empresa, as novas versões da “série H” chegaram com mais funcionalidades para aumentar a eficiência, a segurança e a economia de combustível, entregando alta produtividade e maior disponibilidade para as operações. Primeiro foram as carregadeiras L60H, L70H e L90H, lançadas na M&T Expo, realizada em abril. Em agosto, chegaram as L110H e L120H.

“Com os novos modelos de carregadeiras de rodas L60H, L70H e L90H, a Volvo reafirmou sua posição de destaque no segmento de carregadeiras médias. O que já era considerado referência, ficou ainda melhor, com produtividade em modo ‘Hard’”, afirma o diretor comercial da Volvo CE no Brasil, Gilson Capato.

A fabricante explica que um dos atributos dos equipamentos é a economia de combustível, podendo chegar em até 20% em relação às suas antecessoras. Isso é possível graças a melhorias no projeto e novos recursos. “Um exemplo é o opcional de transmissão com sistema de bloqueio do conversor de torque (lock-up), que aumenta consideravelmente a eficiência do equipamento em operações com maiores deslocamentos. Outro exemplo é o Eco Pedal, que reduz o consumo graças a uma força mecânica de push-back, que incentiva o operador a aliviar o acelerador quando a rotação do motor está prestes a exceder a faixa de operação ideal”, informa.

Já o aspecto de produtividade é, de acordo com a Volvo, auxiliada pela excelente estabilidade, ganho de carga operacional destes novos modelos e também novas tecnologias embarcadas como o Load Assist, que além do sistema de pesagem a bordo, apresenta funcionalidades para garantir os níveis mais elevados de produtividade e eficiência.

O modelo L90H ainda traz um aumento na altura de descarga, permitindo trabalhar com unidades de transporte dos mais variados tamanhos. Os aumentos de potência e de torque permitem alcançar tempos de ciclo ainda mais rápidos. Trata-se de carregadeiras muito bem referenciadas para o trabalho na indústria sucroalcooleira, em madeireiras, cimenteiras, dentre outras. Há também inúmeros usos para agricultura, dada a versatilidade dos equipamentos.

As versáteis L110H e L120H

Volvo atualiza portfólio de carregadeiras fabricadas no Brasil

As carregadeiras de rodas L110H e L120H, lançadas no segundo semestre do ano, oferecem melhorias que elevam a produtividade em até 12% e a economia de combustível em até 28% em relação às antecessoras.

As máquinas entregam elevada disponibilidade em segmentos como mineração, indústria, construção civil e em obras de infraestrutura pesada. São máquinas versáteis que complementam a atualização tecnológica e o portfólio de carregadeiras da marca. A L110H tem peso operacional de 20.700 kg. Já a L120H, de 21.600 kg.

“Encerramos o ano com uma linha de carregadeiras Volvo totalmente atualizada, em todas as classes. Temos na nossa região produtos e tecnologias de última geração, os mesmos disponíveis na Europa e nos EUA”, afirma o gerente de Suporte a Vendas da Volvo CE, Guilherme Ferreira.

As carregadeiras têm o novo motor Volvo D8L. São 228 hp na L110H e 241 hp na L120H. O especialista ressalta que é um propulsor 5% mais potente e com níveis de confiabilidade e eficiência superiores à versão anterior. Tem alto torque a baixas rotações, como nas demais carregadeiras Volvo série H. A função Eco Pedal ajuda na economia de combustível ao orientar o operador a reduzir a rotação do equipamento a níveis de alta eficiência. O Controle de Tração (Rimpull Control) regula a tração dos pneus em terrenos escorregadios para evitar deslizamento e gasto excessivo de combustível. O Desligamento Postergado do Motor (Delayed Engine Shutdown) auxilia no resfriamento do propulsor, o que garante maior vida útil dos componentes.

Outro destaque feito pela empresa é a nova transmissão, que pode ser equipada com a tecnologia OptiShift, sistema Volvo que traz as funcionalidades de reverse by braking, que é o acionamento do sistema de frenagem a partir do pedal do acelerador quando há reversão do movimento do equipamento, e o sistema de bloqueio do conversor de torque (lock-up). A Volvo garante que a transmissão OptiShift auxilia tanto para um menor consumo de combustível, quanto para ciclos e deslocamentos mais rápidos.

“Para facilitar a manutenção, as carregadeiras Volvo L110H e L120H oferecem acesso irrestrito a componentes vitais. O capô do motor tem abertura elétrica e o radiador deslizante facilita as inspeções e limpezas de rotina. Dentro da cabine, o assento do operador tem apoio lombar, de cabeça e braços, com regulagens de altura, profundidade e inclinação. Para maior segurança estes modelos possuem cinto de segurança de 3 pontos como item de série. O painel foi redesenhado. A interface é mais amigável e com mais funções, o que reduziu o número de botões na coluna”, informa a fabricante.

L150H e L180H

Volvo atualiza portfólio de carregadeiras fabricadas no Brasil

Um outro marco da história das carregadeiras Volvo série H, foi o início da produção dos modelos de grande porte L150H e L180H no Brasil, em 2021.

Com pesos operacionais de 25 e 29 toneladas métricas, respectivamente, são máquinas procuradas pelo mercado para aplicações que demandam não só maior produção horária, mas também para operar em segmentos mais exigentes, destinadas a operações mais críticas e severas, nas quais fatores como produtividade, eficiência, disponibilidade mecânica, confiabilidade, respeito ao meio ambiente e durabilidade são mais relevantes na decisão da compra do equipamento, justamente os valores da marca Volvo. Exemplos disso são pedreiras, mineração de médio porte, manuseio de materiais processados em pátios de agregados e obras de infraestrutura pesada.

A produção no Brasil permite maior flexibilidade na configuração dos equipamentos, com mais agilidade para oferecer versões customizadas. São diversas opções de caçambas, pneus, opcionais elétricos, hidráulicos e proteções, entre outros.

O Load Assist, item de série nestes modelos, oferece funcionalidades como sistema de pesagem a bordo, câmera traseira integrada e Operator Coach. Adicionalmente, pode contar com sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus, sistema de radar integrado e Map. Estes recursos, informa a empresa, auxiliam para que o operador alcance níveis maiores de produtividade, ao mesmo tempo em que permite ao operador e gestor da frota terem total controle da atividade e das condições do equipamento.

As carregadeiras são equipadas com a tecnologia Volvo OptiShift®. Neste sistema, o Lock-up no conversor de torque permite aumentar a eficiência no trem de força e reduzir o consumo de combustível em até 18% em aplicações de carregamento e transporte.

A funcionalidade patenteada Reverse By Braking (RBB) da Volvo reduz os tempos de ciclo em aplicações de carregamento e, ao mesmo tempo, protege o trem de força. Já o sistema hidráulico sensível à carga, de segunda geração (LS2), fornece potência para as funções hidráulicas conforme a demanda, para aumentar a eficiência e baixar o gasto com combustível. Ele assegura respostas rápidas e precisas para obter tempos de ciclo menores, ao mesmo tempo que proporciona uma operação suave e confortável.

Equipadas com trens de força Volvo, as carregadeiras contam com o exclusivo cinematismo Torque Paralelo (TP). A fabricante informou que o TP garante alta força de desagregação e excelente movimento paralelo em toda a faixa de levantamento. As L150H e L180H também são equipadas com o Boom Suspension System (BSS), funcionalidade que pode aumentar a produtividade em até 20%. Em aplicações de carregamento e transporte, quando os terrenos são irregulares, o BSS absorve solavancos e trepidações, diminuindo derramamentos de material durante o transporte.

Características da série H

Volvo atualiza portfólio de carregadeiras fabricadas no Brasil

Em toda a série H, a Volvo explica que os comandos são eletro-hidráulicos, o que aumenta o conforto e a precisão nos movimentos. As alavancas têm a opção de joystick. E uma novidade: equipamentos com a 4ª função hidráulica oferecem o joystick opcional com as 4 funções integradas.

“As carregadeiras trazem de série a funcionalidade Load Assist, operada através do Volvo Co-Pilot, e que traz um conjunto de tecnologias que aumentam a produtividade, a eficiência e a segurança. Estão disponíveis funcionalidades como a balança integrada (OBW), sistema de controle e medição de carga com materiais diferentes de forma simultânea (Task Mode) e sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus (TPMS), dentre outras”, ressalta a empresa.

Segurança, valor fundamental   

Em linha com a visão Zero Acidentes, os operadores das carregadeiras Volvo contam com uma série de itens que visam a segurança de seus operadores, como os exclusivos corrimãos na cor laranja e o cinto de segurança de 3 pontos de série. Inventado pela Volvo, o dispositivo é um dos grandes legados da marca e benefício de toda a sociedade.

Além das certificações ROPS/FOPS, que atestam proteção ao operador no caso de queda de objetos e capotamento, há opções de pacotes de iluminação, que podem ser de luzes de LED, garantindo um ambiente bem iluminado e seguro em qualquer horário ou local.

As cabines oferecem boa visibilidade, tanto da carga quanto do entorno da máquina. Isso é reforçado pelos espelhos laterais redesenhados e uma câmera de visão traseira, além de uma câmera frontal opcional. Dentro da cabine, o amplo espaço, os controles ergonômicos e um sistema inteligente que apresenta ao operador as informações necessárias para fácil controle da máquina reduzem a fadiga na operação. No caso da L110H e L120H, o limite de carga de tombamento aumentou em 4 e 6%, respectivamente.

Portfólio completo de serviços

A companhia ressalta que os proprietários das carregadeiras Volvo têm à disposição um portfólio completo de serviços que elevam ainda mais a produtividade dos equipamentos:

Planos de Serviço – disponíveis nas opções Blue, Silver e Gold, contemplam inspeções, manutenção preventiva e reparo. A inclusão de serviços conectados nas ofertas é uma novidade ao mercado.

CareTrack – plataforma de telemetria que permite acompanhar a localização e o desempenho das máquinas em tempo real. Otimiza a gestão e a manutenção da frota.

ActiveCare – serviço de monitoramento ativo das máquinas em campo através dos dados de telemetria. Gera relatórios de desempenho para ajudar a identificar oportunidades de melhorar a eficiência da operação.

Connected Map – mais novo lançamento Volvo, é uma ferramenta completa de controle operacional que possibilita acompanhar a localização, a velocidade e a operação de toda a frota de máquinas, de diversas marcas, em um determinado local de trabalho.

E-commerce de peças – plataforma que oferece ampla variedade de componentes genuínos para os equipamentos Volvo. Para conhecer, basta acessar: marketplace.volvoce.com.br

Contato
Empresa: Volvo Construction Equipment Brasil
Fone: 0800 041 1050
Website: https://www.volvoce.com/brasil/pt-br/

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Depo 25 Bonus 25

Depo 25 Bonus 25

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!