Melhor equipe de Serviços do Brasil vai representar o país na final mundial do Top Team

 Melhor equipe de Serviços do Brasil vai representar o país na final mundial do Top Team

 Oito países disputaram a final regional da competição da Scania e os dois primeiros irão competir na Suécia em 2026; encontrar profissionais técnicos tem sido um desafio e a rede Scania tem cerca de 500 vagas abertas pelo país

 Melhor equipe de Serviços do Brasil vai representar o país na final mundial do Top Team

O Scania Top Team 2025/2026, torneio global apenas de colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca, terá mais uma vez a presença de brasileiros na final mundial, que será realizada de 6 a 9 de maio de 2026, na Suécia, onde fica a matriz da fabricante de caminhões, ônibus e motores. A equipe BTech, da Casa Scania Brasdiesel, de Ijuí (RS), conquistou uma das duas vagas da final regional das Américas, organizada no último sábado, 8 de novembro, na Argentina. Os outros classificados foram os argentinos do time Kamikase II. A Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) contribuem com o suporte e treinamento necessários para a realização das etapas do Top Team.

O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe. É um sucesso nos países onde a Scania atua.

O mercado de trabalho para as funções nas oficinas e serviços é um tema de grande preocupação da indústria automotiva, da Scania e de sua rede de concessionárias em razão da escassez de mão de obra em todo o Brasil. Prova disso, é que a marca tem cerca de 500 oportunidades de empregos abertas pelo país em diversas funções.

A conquista marca a presença da equipe da Casa Scania Brasdiesel, de Ijuí (RS), em sua quarta final mundial. Nessa fase do torneio, a BTech competiu com representantes de outros sete países: Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Uruguai. Na final nacional, em junho, o time venceu as outras nove equipes melhor classificadas dentre as 154 inscritas, de todo o país.

Os representantes da BTech são Marcelo Bueno (Team Leader e Mecânico Líder), Jardel Bealozourw Franco (Mecânico de motor), John Maicon Fritz Noronha (Consultor técnico), Carlos Alberto Ceratti (Mecânico Geral) e Kennedy Dessuy Mai (Mecânico de Transmissão). Valdair Junior é o coach.

Na final regional, foram organizadas quatro estações práticas (com os produtos da Scania: caminhão, ônibus elétrico e motores) e uma teórica. As equipes tiveram um tempo de 20 minutos para a resolução do problema e cada estação valia 50 pontos (ou seja, pontuação máxima de 250 pontos). No resultado derradeiro, os times de Brasil e Argentina reuniram as notas maiores.

Melhor equipe de Serviços do Brasil vai representar o país na final mundial do Top Team

“Estamos muito felizes que mais uma vez teremos uma equipe brasileira entre as melhores do mundo. Comprova o nosso acerto na formação das equipes de serviços. O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição e um programa de sucesso nos países onde a Scania atua, além de contribuir para a marca como boa empregadora e nos ajudar a atrair profissionais a trabalhar conosco. Estamos com muitas oportunidades de vagas para mecânicos e outros profissionais de serviços em nossa rede de concessionárias”, diz Maria Luiza Delavy, diretora da área de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil e da Scania Academy. “Em razão disso, valorizamos muito uma competição neste formato para proporcionar uma grande oportunidade para os profissionais técnicos estarem em equipe aperfeiçoando juntos os conhecimentos, buscando novos aprendizados e mostrando o quanto conhecem o produto Scania em detalhes. Eles se tornarão ainda mais capazes de entregar bons serviços aos clientes e reciclar seus estudos. A equipe BTech nos traz muito orgulho por representar o Brasil novamente na final global. Estão todos de parabéns”, conclui Maria Luiza.

“O Top Team é fundamental para que a nossa rede tenha sempre a melhor capacitação do seu corpo técnico. Temos cerca de 5 mil técnicos em todo o Brasil e que precisam estar sempre atualizados. Não canso de dizer que a competência dos técnicos é essencial para a agilidade dos processos”, opina Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil. “É especial demais ter mais uma vez um time brasileiro na final mundial. Além da determinação, resiliência, trabalho em equipe e conhecimento, a BTech comprova o quanto um bom diagnóstico e a resolução do problema de maneira segura, fazem a diferença. Parabéns a todos os integrantes. Também agradecemos a Scania Academy e a Assobrasc pelo suporte.”

Palavra de campeão

Melhor equipe de Serviços do Brasil vai representar o país na final mundial do Top Team

Marcelo Bueno, o único tetracampeão nacional da BTech e Team Leader, embarcará para mais uma final mundial. Na Brasdiesel ele é mecânico líder na filial de Ijuí. Ele também é o único participante que estará em quatro finais globais dentre os inscritos de todas as edições nacionais do torneio.

“A BTech tem a humildade como base. É um fator que une nossas habilidades e conhecimentos técnicos para realizar um bom trabalho coletivo nas estações como se estivéssemos na oficina da Brasdiesel num dia normal de jornada. Somamos respeito, união, comunicação e superação. A fé atua como um elemento motivacional e de confiança complementando a equipe”, comenta Bueno. “Mais uma etapa emocionante. Tivemos a renovação de três integrantes da equipe neste ano e um brilho novo nos olhos a cada estação bem sucedida. Na Argentina, sentíamos muita confiança um no outro e por mais desafiadora que fosse a próxima estação, estávamos unidos independentemente do resultado. Nos sentíamos abençoados pela sinergia da equipe e recebemos muitos elogios pelo trabalho em conjunto. Muitas doses de dedicação, resiliência e empatia nos levaram a mais uma final mundial do Top Team na Suécia.”

André Decker, gerente-geral de Serviços da Casa Scania Brasdiesel, e ex-integrante da equipe, já está pensando no plano para brigar mais uma vez pelo título mundial. “Acredito que a melhor estratégia é manter a equipe unida realizando um belo trabalho em grupo como sempre fazem. Acima de tudo controlar o nervosismo e a ansiedade, que acabam afetando o desempenho durante as competições deste tipo. Vamos dar continuidade ao treinamento e a preparação técnica, sem esquecer do cuidado emocional. Nesta nova jornada, teremos um calendário recheado de treinamentos e tempo disponível para estudo técnico, além de buscar aperfeiçoar cada vez mais os pontos fortes de cada integrante. Vamos trabalhar a inteligência emocional de cada um para aprender a agir nos momentos de conflito durante as estações”, conta.

“A Brasdiesel tem um histórico muito forte no Top Team. Das seis edições realizadas no Brasil, ganhamos quatro. É um compromisso assumido todos os dias de oferecer todo o suporte ao cliente. Estivemos nas últimas três finais mundiais, ficando na terceira colocação, a melhor do Brasil na história, e vamos seguir para a nossa quarta participação na Europa”, completa Decker.

Final mundial

A quinta e última fase do Top Team, a final mundial, na Suécia, terá 12 equipes em maio de 2026. Em 2023, o troféu foi disputado por Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Irã, Irlanda, Itália, Malásia, Nova Zelândia, Suécia e Taiwan. A vencedora foi a Alemanha, com a Nova Zelândia em segundo e o Brasil ficou em terceiro. No total, houve 8 mil participantes de 70 países. Em 2025/2026, já estão classificados Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, França, Finlândia, Itália e Suécia. Restam, portanto, quatro vagas que serão disputadas em fevereiro pelas regiões: Ásia, África, Oriente Médio e Oceania.

Formato do Top Team

A competição foi dividida em cinco fases, sendo as duas iniciais realizadas de forma virtual. A primeira foi o período de inscrições. As Casas Scania puderam inscrever quantas equipes quisessem até 13 de dezembro de 2024. Foram registrados 154 times e quase 800 participantes. A segunda foi o processo seletivo por meio de provas teóricas. Foram dois momentos, de 3 a 7 de fevereiro e de 17 a 21 de fevereiro, cada um com 50 questões, totalizando 100 perguntas, sobre os conceitos essenciais do dia a dia nas oficinas e o suporte técnico de excelência oferecido aos clientes. A terceira etapa foi a final nacional, a quarta foi o torneio regional e a última a disputa mundial, em maio de 2026, na Suécia.

Cada time tem de três a cinco componentes – aceitos apenas profissionais da área de serviços (a exemplo mecânicos, eletricistas e consultores) –, além de um coaching e um representante da concessão (grupo econômico da rede Scania).

A trajetória da equipe gaúcha BTech, da Casa Scania Brasdiesel

A BTech, a melhor equipe de Serviços da Scania no Brasil e novamente finalista global, nasceu Btec e começou a participar em 2012/2013 do Top Team, quando terminou em quinto lugar na fase nacional. Em 2015, porém, tudo mudou. A equipe venceu a final nacional, ficou em segundo na regional e em terceiro na mundial (em um resultado inédito até o momento). Em 2022, houve a mudança do nome com a adição do h, que significa Humildade. A BTech é tetracampeã nacional (2014/2015 / 2017/2018 / 2022/2023 e 2025/2026), sendo duas vezes bicampeã consecutiva. Das seis edições do Top Team no Brasil, venceu quatro. Já disputaram três finais mundiais (ficando duas vezes em terceiro lugar, o melhor resultado do Brasil). Estão classificadas para a quarta.

Todas as equipes

Histórico

O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos: Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 nações europeias. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011 registrou 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final mundial com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012/2013, a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais – PR. Nas edições (2014/2015) e (2017/2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel (RS). Em 2021, em função da pandemia, não foi realizado o torneio presencial. Foi criado o global Top Team Challenge, que recebeu de forma virtual ideias para melhorias nos serviços da rede Scania. O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% das sugestões de todo o mundo). A Casa Scania Movesa Vitória da Conquista (BA) levou não só o primeiro lugar no pódio nacional como também conquistou a segunda colocação no ranking global. Na edição 2022/2023, quem levou a melhor foi a gaúcha BTech, de Ijuí, da Casa Scania Brasdiesel, que se tornou a tricampeã da final nacional e, posteriormente, a terceira melhor do mundo. Em 2025/2026, a BTech foi consagrada como a tetracampeã do Brasil.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades