Mercedes-Benz promove teste comparativo para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6

Mercedes-Benz promove teste comparativo para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6

Mercedes-Benz promove teste comparativo para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6

  • Ponto de partida do teste foi a fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS), com paradas na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), e em Brasília (DF), até chegar a Belém do Pará, sede da COP 30
  • Dois caminhões Actros Evolution e dois ônibus rodoviários O 500 fazem parte do teste comparativo de emissões, abastecidos com biodiesel Be8 BeVant® e com diesel B15
  • Instituto Mauá de Tecnologia validará a metodologia e fará a medição e a comparação de emissões entre os veículos
  • Actros abastecido com Be8 BeVant transporará 20 toneladas de alimentos que serão doados em Belém
  • A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, deram início, no dia 20 de outubro, à “Rota Sustentável COP 30”. O objetivo é, em caráter experimental, comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 que equipam o Actros Evolution 2553 6×2 e o ônibus O 500 RSD 6×2 abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant.

O ponto de partida dessa viagem aconteceu no dia 21 de outubro, na fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS). Com paradas previstas na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP) e em Brasília (DF), o destino final será no Pará, passando por Belém e seguindo para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8, totalizando mais de 4 mil quilômetros percorridos pelas estradas brasileiras.

Toda a concepção da ação tem relação direta com a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas.

 Mercedes-Benz promove teste comparativo para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6

Dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit robustez, estão sendo utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2 equivalente). Um deles será abastecido com biocombustível Be8 BeVant e outro com o diesel B15 comercial.

 Mercedes-Benz promove teste comparativo para avaliação de biocombustível 100% em motores Euro 6

O mesmo comparativo será efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6×2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com o Be8 BeVant e diesel B15 comercial.

Além do teste comparativo, a ação conjunta inclui a exposição do Actros Evolution 2553 6×2 abastecido com Be8 BeVant no estande na Green Zone, área de atividades da COP30, a fim de ser apresentado a autoridades, especialistas, visitantes e a mídia internacional durante o evento.

“Com esta ação, queremos demonstrar as vantagens ambientais do biocombustível 100% em caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha equipados com motores BlueTec 6 da nossa marca num percurso longo pelas estradas brasileiras”, diz Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “O Brasil possui uma matriz energética única, com forte presença de biocombustíveis, como o biodiesel, fundamentais para acelerar a descarbonização do transporte. Na nossa estratégia, os biocombustíveis representam uma solução viável e imediata para reduzir as emissões de CO2e, especialmente em aplicações onde a eletrificação ainda enfrenta desafios de infraestrutura. Ao investir em tecnologias compatíveis com combustíveis renováveis, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e com a transição energética justa e eficiente.”

 

O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.

“A Rota Sustentável COP 30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade em um projeto inédito de alcance nacional. Esta caminhada é a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao mundo durante a COP 30 que o Brasil está preparado para ser protagonista da transição energética com soluções reais e acessíveis, com entrega imediata de descarbonização“, comentou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.

Instituto Mauá de Tecnologia fará as medições de CO2e

 

Durante o teste “Rota Sustentável COP 30”, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant e o diesel B15 dos quatro veículos ficarão a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.

Os cálculos comparativos de emissões de CO2e serão suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis que irão mensurar os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.

 

A proposta metodológica seguirá padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e irá utilizar dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, garantindo rastreabilidade e comparabilidade dos resultados.O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.

Ação social

Para as medições e comparações entre os veículos participantes do teste, o PBTC dos veículos deve ser considerado. Assim, o lastro dos caminhões será composto também por 20 toneladas de alimentos que serão doados para comunidades em situação de vulnerabilidade do Estado do Pará.

“Além do componente ambiental, a ação também agrega o componente social, reforçando o relacionamento da nossa Empresa com a comunidade e os princípios de sustentabilidade”, destaca Luiz Carlos Moraes.

Mercedes-Benz foca em multissoluções

Além do teste comparativo realizado durante a Rota Sustentável COP 30, a Mercedes-Benz do Brasil acumula experiências significativas voltadas à descarbonização no transporte. Entre elas destacam-se o ônibus elétrico urbano eO500U à bateria, desenvolvido e produzido pela Empresa no País, com 400 unidades vendidas para a cidade de São Paulo, além do chassi de ônibus elétrico articulado eO500UA à bateria, atualmente em testes e com início das vendas previsto para 2026.

A Empresa também vem realizando testes em aplicações reais de clientes com os caminhões elétricos à bateria das famílias Mercedes-Benz eActros e FUSO eCanter, modelos importados que fazem parte do portfólio da Daimler Truck.

Sobre a COP 30

A COP 30, que será realizada em Belém do Pará, na região Norte do Brasil, entre 10 e 21 de novembro, é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas. Este encontro global anual reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais, executivos e representantes da sociedade civil.

A COP 30 permite ao Brasil demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20. Entre os principais temas deste ano destacam-se a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), adaptação às mudanças climáticas, tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono.

Sobre o Be8 BeVant®

O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.

É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.

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