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Mineradoras ganham aplicativo da Metso para controle de serviços

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Contratos de Life Cycle Services (LCS) são pautados pelo volume e pela qualidade pré-determinados pelas mineradoras. Com aplicativo, elas podem monitorar online o processo e fazer ajustes diários na planta.

Embora seja conhecida como fabricante de equipamentos para mineração, a Metso também oferece uma modalidade de serviço ainda pouco divulgada no país: os contratos de Life Cycle Services (LCS). O modelo, que envolve o fornecimento de equipamentos, peças e mão de obra, está baseado em volume de produção e na qualidade de produto, dois índices previamente determinados pelas mineradoras. Além deles, outros indicadores de desempenho (KPIs) são analisados. Agora, além de inovar com o modelo no país, a Metso criou um aplicativo que informa o cliente – em tempo quase real – sobre os KPIs e permite ajustes diários na planta.

“Com o LCS Plants, os clientes passam a ter acesso imediato e podem monitorar o desempenho do processamento, aprimorando a gestão”, resume Marcos Bezerra, coordenador de contratos de serviços da Metso. Segundo ele, o aplicativo foi disponibilizado para as mineradoras que têm contratos de LCS em dezembro de 2019. Antes do formato digital, os clientes recebiam um relatório, geralmente enviado no final de cada mês, com os dados consolidados da operação. “Em vez de esperar o relatório para indicar mudanças, as mineradoras que contratam o LCS podem indicar correções diárias”, completa Bezerra. Segundo ele, a adoção do aplicativo agilizou o monitoramento.

O acompanhamento manual citado por ele foi substituído por envios automáticos de informação no aplicativo e que podem ser acompanhados em qualquer dispositivo móvel dos gerentes de plantas e por outros profissionais. O uso do LCS Plants obedece a algumas regras: somente profissionais autorizados podem acessar o app e os dados são compartimentalizados e enviados por um sistema de segurança digital. O nível de informação também pode variar pelo tipo de usuário, mas o principal gestor recebe todos os dados para tomada de decisões.

A lista de informações enviadas inclui produção acumulada do período, taxa de produção, disponibilidade física e utilização da planta. Esses dois últimos são indicados em percentual para facilitar a avaliação diária dos gestores. Dados sobre inspeções de segurança também fazem parte da lista e podem conter imagens, o que torna mais fácil a aplicação de medidas corretivas. O envio de fotos e de planilhas é outro recurso do aplicativo. O histórico de envios igualmente pode ser gerenciado, uma vez que os arquivos são datados. “O gestor pode comparar, por exemplo, cenários pré e pós- mudanças”, complementa Bezerra.  De acordo com ele, a adoção do app foi bem recebida pelos clientes de LCS da Metso. Ele lembra que, em geral, os gestores fazem uma avaliação no início e no final do dia, tendo como base os resultados do dia anterior. Com LCS Plants, podem ajustar o desempenho ideal da planta ao que foi alinhado com a Metso.  “Os contratos de LCS, mais longos e com maior participação do prestador de serviços, tendem a aumentar. Ao ter mais informações e de forma imediata, os parceiros podem alinhar não só a operação diária, mas detalhes como o fornecimento de insumos”, finaliza Bezerra.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

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