Mosaic Fertilizantes apresenta resultados de projeto sustentável, em parceria com Yattó
Participantes do Yattó Day, realizado na Mosaic Fertilizantes. Crédito: Alexsandro Custódio
Evento teve o objetivo promover trocas de conhecimentos e experiências entre empresas de agronegócios
A sede da Mosaic Fertilizantes, em São Paulo, abrigou, nesta quinta-feira (9), o Yattó Day, evento em que foram abordadas iniciativas em prol da sustentabilidade no agronegócio. Promovido pela Yattó, startup especializada em economia circular e logística reversa, o encontro contou com a presença de grandes empresas, como Cargill, ADM, Eldorado, Braskem e Sylvamo. O principal objetivo foi compartilhar os resultados gerados pela implementação da logística reversa na cadeia produtiva da Mosaic, que passou a utilizar embalagens big bags com resina reciclada pós-consumo (PCR) no setor agrícola.
“O diferencial da Mosaic foi compreender que para alavancar os resultados a favor da sustentabilidade, é necessário que a pauta esteja presente na estratégia de negócio. As big bags ilustram o empenho em buscar soluções para diminuir os impactos ambientais da nossa atividade em todo o processo produtivo”, afirma Adriano Barbosa, gerente de Qualidade da Mosaic Fertilizantes.
A companhia é uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados e foi a primeira produtora de fertilizantes a lançar embalagens sustentáveis produzidas com resina reciclada pós-consumo (PCR) no Brasil, em 2022. No ano passado, a empresa deu mais um importante passo em inovação voltada para atingir suas metas de sustentabilidade, ao implementar, em parceria com a Yattó, cadeias de reciclagem certificadas que asseguram a confiabilidade e a qualidade de tais embalagens. Todo esse movimento faz parte da estratégia de gestão, negócios e sustentabilidade da empresa que visa reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em até 167 mil quilos. “Quando falamos de sustentabilidade e resíduos, não podemos esquecer da rastreabilidade do processo. Com isso, conseguimos acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece com os resíduos, de ponta a ponta. Dessa forma, garantimos que os materiais em questão serão transformados, reduzindo um passivo ambiental importante, e incentivando a cadeia de reciclagem. Juntos, nessa parceria, fazemos a economia circular funcionar”, afirma Leonardo Lopes, diretor de Operações na Yattó
No Yattó Day, os participantes assistiram palestras sobre economia circular e logística reversa e mesas redondas em que foram apresentados cases de sucesso no mercado. O evento teve como objetivo difundir conhecimentos em sustentabilidade, promover o engajamento do público interno da Mosaic Fertilizantes e destacar ganhos de ações que proporcionam valor agregado quando clientes escolhem empresas comprometidas com práticas ESG. “O evento reafirma o sucesso do uso das big bags sustentáveis e da parceria construída com a Yattó na implementação de logística reversa como uma etapa na cadeia produtiva. Eventos como este nos permitem difundir os resultados positivos conquistados e incentivam práticas semelhantes em toda a cadeia”, afirma Janice Prestes, diretora Comercial da Mosaic Fertilizantes.
As embalagens em questão contribuem para evitar a emissão de 3 toneladas de CO2 a cada 10 mil unidades produzidas. “O projeto das bags sustentáveis, produzidas com PCR, já é um sucesso. Além dos ganhos ambientais, a iniciativa amplia o valor agregado dos nossos produtos perante nossos clientes”, comemora Janice.