Mostra de Robótica da EESC apresenta novidades em robôs para a agricultura, medicina e outras finalidades
Evento que contará com participações internacionais faz parte da Semana de Engenharia Mecatrônica da universidade
No dia 4 de outubro, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) realiza a sua Mostra de Robótica, com a exibição de robôs com as mais diferentes funcionalidades e aplicabilidades, como carros e caminhões autônomos, robôs agrícolas, drones e robôs para realização de cirurgia, entre outros, todos projetados pelo Centro de Robótica da USP (CRob). A mostra, que faz parte da programação da SEMATRON — Semana de Engenharia Mecatrônica da EESC — acontecerá a partir das 13h na área térrea do prédio E1, Campus 1 da USP São Carlos.
O evento também contará com a exibição dos robôs do SEMEAR, grupo extracurricular da EESC (Link), além de outros grupos da USP e da empresa XMobots do Brasil (Link), que exibirá seus drones de asa fixa e rotativa.
“A mostra é voltada para alunos de graduação e de pós-graduação, assim como para pesquisadores e jovens do ensino Médio, uma vez que a ideia é exibir as diversas aplicações da robótica por meio dos projetos que estão sendo feitos em nosso Centro de Robótica. O objetivo é revelar ao público como esse universo, com todos os seus avanços, se torna cada vez mais presente no dia a dia das pessoas nas mais diferentes áreas, da agrícola para a medicina, passando pela mobilidade e outras tantas”, destaca Marcelo Becker, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC.
Inauguração do Grupo de Robôs com Pernas
Além de acompanhar as novidades e tendências do setor, o público que comparecer ao evento poderá acompanhar uma demonstração especial que acontecerá no final da tarde, na área do estacionamento em frente ao CAASO, quando também será inaugurada a área do Grupo de Robôs com Pernas do Laboratório de Robótica do SEM-EESC-USP, coordenado pelo professor Thiago Boaventura.
Esse é o primeiro grupo de pesquisa no Brasil com foco nessa área da robótica, que inclui robôs quadrúpedes e bípedes. Composto atualmente por cerca de 10 pesquisadores, incluindo mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, além de parcerias com diversas instituições de prestígio nesse segmento no exterior, ele tem como objetivo alavancar a pesquisa e inovação na robótica com foco em aplicações de interesse nacional, como a área agrícola e petrolífera.
Para marcar a inauguração, o grupo exibirá dois dos mais modernos robôs quadrúpedes disponíveis atualmente no mundo: o ANYmal, da empresa ANYbotics, da Suíça, e o Go1, da empresa Unitree, da China.