Motz aposta em tecnologia e inovação como diferencial estratégico no transporte de cargas
Transportadora digital acelera o uso de inteligência artificial e produtos digitais para transformar a experiência logística de ponta a ponta
Segundo o Índice de Desempenho Logístico do Banco Mundial (2023), 62% dos líderes do setor de transporte reconhecem a tecnologia como o principal vetor para superar os desafios do dia a dia. Alinhada a essa visão, a Motz, transportadora digital que conecta cargas e destinos facilitando a jornada da cadeia logística, vem consolidando sua atuação com uma estratégia baseada em inovação, inteligência artificial e desenvolvimento contínuo de produtos digitais, com foco na eficiência e na experiência do cliente.
Desde sua fundação, a empresa se dedica a otimizar processos, reduzir erros operacionais e garantir agilidade em cada etapa da jornada logística. Como reflexo desse compromisso, a Motz registrou crescimento médio de receita de 40% ao ano, encurtou prazos de quitação de viagens e expandiu significativamente sua base de clientes e motoristas, saltando de 10 mil em 2020 para mais de 90 mil profissionais autônomos ativos atualmente.
“Estamos construindo uma nova geração da Motz, mais integrada, inovadora e orientada à performance. Com foco no cliente e bem-estar dos caminhoneiros, a digitalização tem gerado impactos reais na competitividade do transporte. Um bom exemplo é o uso de IA na leitura de documentos, que reduziu o tempo de validação de pagamentos de até 12 horas para apenas 5 minutos”, afirma Marcelo Ortega, Chief Product & Technology Officer da Motz.
A inteligência artificial tem sido aplicada de forma estratégica para automatizar a leitura de dados críticos como canhotos, tickets de balança e notas fiscais aumentando a precisão, eliminando falhas manuais e acelerando o processamento. Com isso, a empresa reduziu retrabalhos em processos burocráticos, aumentou a eficiência no atendimento e contribuiu com a produtividade nas equipes de gestão, com altos índices de satisfação.
Além disso, a Motz investe constantemente na evolução da experiência digital dos motoristas. Seu aplicativo simplifica o dia a dia do caminhoneiro, tornando processos mais acessíveis, fluidos e menos burocráticos, o que contribui diretamente para fidelização e engajamento com a plataforma.
Para transportadoras parceiras e embarcadores, a empresa está desenvolvendo um portal de gestão de cargas com recursos de rastreamento em tempo real por geolocalização, emissão digital de documentos e visibilidade total da operação em um só lugar.
Outro pilar da estratégia da Motz é a segurança da informação. A empresa mantém sistemas internos robustos, alinhados à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo privacidade e proteção a todos os dados da operação, motoristas e parceiros.
“A tecnologia não traz apenas eficiência e redução de custos. Ela nos permite antecipar cenários, aumentar a previsibilidade e garantir mais segurança à operação como um todo, desburocratizando a jornada dos motoristas, parceiros e embarcadores”, conclui Ortega.