M&T Expo 2024 contribui com a formação de mão de obra no setor
A formação de mão de obra tem se apresentado como um importante desafio a ser superado pelo mercado de equipamentos para construção e mineração. Neste sentido, a M&T Expo 2024 – part of bauma NETWORK, principal feira de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração da América Latina, que se encerra nesta sexta-feira, dia 26 de abril, no São Paulo Expo, tem contribuído com o curso gratuito de operadores de máquinas, ministrado pela Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplenagem, Ar Comprimido, Hidráulico e Equipamentos de Construção Civil (Apelmat), com patrocínio da Armac, e também com o M&T Capacita, que oferece descontos em cursos profissionalizantes para expositores e visitantes, ofertados pela 3x Mais Treinamentos, Apelmat e Instituto OPUS de Capacitação Profissional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).
Os expositores trouxeram também simuladores que são utilizados para treinamento de profissionais nas áreas de manutenção e operação de máquinas. A Manitowoc, por exemplo, apresenta um simulador desenvolvido em parceria com a canadense CMLabs, que desembarcou no Brasil em 2023 e se somou a outros cinco simuladores e quatro bancadas de teste no Centro de Treinamento da empresa, que, interligados, simulam o comportamento do amplo e diversificado portfólio de equipamentos da marca, e são utilizados em treinamentos de manutenção e de operação, assim como no ensaio de peças e componentes.
O novo simulador, esclareceu Leandro Nilo de Moura, gerente de Marketing Latinoamérica da companhia, tem os mesmos controles, tela, software, som e a vibração do acento que os seus antecessores. “Seu principal diferencial está no fato de ser capaz de refletir as mesmas condições mecânicas de uma máquina real. Isso é muito importante porque as máquinas têm alto valor agregado e custo médio de US$ 1 milhão, o que pode até inviabilizar uma parada para treinamento. Além disso, é fácil de transportar e permite simular condições que, em uma máquina de verdade, não se pode fazer, como direção do vento, mudanças de pressão hidráulica, entre outros”, explicou.
Por sua vez, a Komatsu levou dois simuladores na M&T com objetivo lúdico. Um deles, resultado da parceria da empresa com a escuderia Willians, simula a corrida de Fórmula 1 no circuito de Interlagos com o carro utilizado atualmente, o FW46. O segundo equipamento simula a operação de uma escavadeira e visa a levar a pessoas que desconhecem a forma de trabalho dessa máquina em operações de escavação em terraplanagem para construção civil em terreno aberto para construção de um talude e de uma escavação e descarregamento no caminhão.
______________________________
Iniciativas ESG buscam manutenção sustentável dos meios de produção
Respeito à sustentabilidade deve considerar economia criativa, reciclagem, reuso e redução de materiais, mas principalmente deve atentar para a qualidade de vida das pessoas. Estas questões foram levantadas no Simpósio Tecnológico VDMA, organizado pela Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais, M&T Expo 2024 – part of bauma NETWORK, principal feira de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração da América Latina, que se encerra amanhã (sexta, 26/4).
Para Paulo Fernandes, diretor geral da Pilz no Brasil, o meio ambiente é importante, mas o social também, principalmente na questão da segurança do trabalho, pois 30% dos acidentes de trabalho poderiam ser evitados.
Em termos de proteção ambiental, a impressão 3D deve ser ampliada, segundo Roberto Otto Griese Junior, gerente geral da M-Tec Brasil, uma vez que a tecnologia já está em aplicação, contribuindo para ganhos de produtividade, qualidade e tempo. O Seminário também apresentou soluções para o aproveitamento e reuso de óleo.
Saiba mais sobre a M&T Expo: https://www.mtexpo.com.br/