Nestlé Brasil expande projetos de agricultura regenerativa para a cadeia de cereais

Nestlé Brasil expande projetos de agricultura regenerativa para a cadeia de cereais

Projeto em oito fazendas parceiras na produção de aveia, trigo e milho — em GO e no PR — potencializa práticas de agricultura regenerativa para além das cadeias de cacau, leite e café. Iniciativa da Nestlé já registra redução de mais de 20% na pegada de carbono das culturas.

Nestlé Brasil expande projetos de agricultura regenerativa para a cadeia de cereais

A Nestlé Brasil avança em sua jornada de sustentabilidade no campo, expandindo as práticas de agricultura regenerativa para além de suas principais cadeias — cacau, leite e café. A companhia implementou um projeto em oito fazendas parceiras dedicadas à produção de aveia, trigo e milho. A ação abrange 1.980 hectares nos estados de Goiás e do Paraná, e já apresenta resultados expressivos, com redução de mais de 20% da pegada de carbono.

Durante os três primeiros anos, os produtores participantes do projeto recebem suporte técnico da Agrobiota para a implementação das práticas regenerativas, além de um subsídio financeiro da Nestlé para a compra de insumos como o mix de cobertura, bioinsumos, entre outros. “A ideia do projeto é criar unidades demonstrativas em parte das propriedades, para que os produtores visualizem os benefícios e possam ampliar a adoção das práticas em toda a área, como já estamos observando”, declara João Roque Araújo, coordenador agrícola para a cadeia de cereais na Nestlé.

Entre as práticas  adotadas estão o incremento das culturas em rotação,  a inclusão de plantas de cobertura, a aplicação de fertilizantes nitrogenados estabilizados e bioinsumos, além do manejo integrado de pragas e doenças, com foco na redução do uso de defensivos.

“Com quase dois anos de projeto a área com adoção de plantas de cobertura mais que dobrou, com um incremento na diversidade das culturas em rotação chegando a quatro culturas no intervalo de três anos em uma mesma área. Essas práticas fortalecem o sistema produtivo, promovendo a saúde do solo e ampliando a biodiversidade.” destaca João.

Para o monitoramento da adoção das práticas regenerativas foi utilizada a Farm Assessment Tool (FAT), uma ferramenta desenvolvida pela Nestlé a nível global, que avalia o nível da agricultura regenerativa das fazendas e para mensuração da pegada de carbono das culturas a  Cool Farm Tool (CFT), que apresentou uma redução de mais de 20% na safra de 2024 quando comparadas com a anterior.

A Nestlé Brasil incentiva a agricultura regenerativa em suas cadeias produtivas por meio de práticas que regeneram o solo, otimizam o uso dos recursos naturais, aumentam a biodiversidade e contribuem para a descarbonização das operações. Atualmente, 41% das principais matérias-primas da Nestlé no Brasil (cacau, leite e café) já são provenientes de propriedades parceiras que adotam práticas regenerativas — superando, com antecedência, a meta de 30% estabelecida para 2025.

“Atualmente, 70% das emissões de carbono da Nestlé Brasil estão nos nossos ingredientes, com destaque para as cadeias do Leite, Cacau e Café. E mais do que cumprir os compromissos globais estabelecidos, estamos contribuindo para transformar o futuro da agricultura. Acelerar a transição para sistemas regenerativos é essencial não só para descarbonizar as cadeias, mas também para aumentar a resiliência dos sistemas de cultivo e preservar as produções em um cenário de mudanças climáticas cada vez mais desafiador”, destaca Barbara Sollero, head de Agricultura Regenerativa da Nestlé Brasil.

 

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades