New Holland apoia produção de documentário sobre o cultivo pioneiro de lúpulo no Brasil
Do Campo ao Copo é uma websérie que revela os desafios e oportunidades da produção nacional do ingrediente mais nobre da cerveja
Em um evento exclusivo realizado no último dia 14 de fevereiro na Fazenda Cervejeira, em Belo Horizonte (MG), foi realizado acontece ocorreu o pré-lançamento da websérie “Do Campo Ao Copo”, que mostra a jornada empreendedora e desafiante da produção de lúpulo no Brasil. Com o apoio da New Holland Agriculture, o primeiro episódio da série foi exibido a um grupo de convidados ligados ao agro e interessados em histórias reais e séries documentais relacionadas ao universo do tema, que também puderam conhecer de perto o espaço da primeira fazenda urbana de lúpulo do país.
Com previsão de lançamento para maio deste ano, o documentário – que será exibido em 4 episódios em plataformas 100% online – revela os desafios e oportunidades enfrentadas pelo pioneiro na produção pioneira de lúpulo no Brasil.
A iniciativa do documentário, apoiada pela New Holland como uma forma de incentivar a inovação e a produção do lúpulo no país, foi do empresário José Felipe Carneiro, cofundador da cervejaria Wäls e da ZXVentures (fundo de inovação da Ambev), além de marcas de bebidas como K-Happy Kombucha e Lowka. Ele também é produtor de lúpulo, uma cultura que começou a ser produzida comercialmente há poucos anos no Brasil.
Considerado o ingrediente mais nobre da cerveja, sendo responsável por conferir sabor e aroma ao produto, o lúpulo é um insumo que costuma ser importado de países frios, como Estados Unidos e Alemanha, para abastecer a produção cervejeira nacional.
“Temos muito orgulho de apoiar iniciativas como esta que mostram a diversidade do nosso agronegócio e as oportunidades que o Brasil oferece em termos de produção agrícola. A New Holland está sempre ao lado dos agricultores, porque entende que, assim como nós, eles também apostam em inovação, tecnologia e conhecimento para avançar e continuar crescendo cada vez mais, o que faz com que o agro brasileiro produza não apenas em quantidade, mas também em qualidade e de forma bastante diversificada, abrindo novos mercados e expandindo suas fronteiras comerciais”, afirma Paulo Máximo, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América Latina.
De acordo com Máximo, a New Holland está sempre próxima dos agricultores, do pequeno ao grande, independentemente do tamanho da operação, e incentiva a produção de novas culturas. “Também valorizamos e apoiamos iniciativas que aproximam o campo da cidade, seja por meio do esporte, da cultura, como esta websérie, ou de tantos outros projetos em diferentes áreas”, acrescenta.
O cultivo comercial do lúpulo no Brasil começou por volta de 2017 e, segundo a Aprolúpulo, em 2021 foram produzidas 24 toneladas do insumo no país. Para 2023, a expectativa é de que a produção chegue a 44 toneladas. Atualmente, a área total cultivada no país é de cerca de 100 hectares, com previsão de chegar a 180 hectares em 2024, o que já seria a mesma área cultivada da Argentina, hoje o maior produtor de lúpulo da América do Sul.
“O Lúpulo no Brasil já se mostrou uma cultura com potencial de alcance mundial. Primeiro porque conseguimos produzir duas safras ao ano, o que nos possibilita bater recorde de produtividade por hectare plantado. Segundo por estarmos utilizando iluminação suplementar, o que nos dá flexibilidade de plantio escalonado e controlado durante qualquer época do ano. Com a alta do dólar e entendendo que nossa demanda no Brasil é suprida 99% via importação, podemos trazer uma solução que a indústria cervejeira nunca achou que seria possível. E vou além: nossos testes físico-químicos têm mostrado características sensoriais do lúpulo ainda mais vantajosas em óleos essenciais produzidos naturalmente pela planta. É uma descoberta que vai muito além das expectativas”, diz José Felipe Carneiro.
Cerveja em alta
Apesar de a produção nacional de lúpulo ainda ser incipiente, representando apenas 1% da demanda nacional atual, conforme aponta a Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), o crescimento das vendas do mercado cervejeiro no país nos últimos anos – especialmente no setor de cervejas artesanais – abriu uma janela de oportunidades para produtores locais.
De acordo com o “Anuário da Cerveja 2021”, levantamento mais recente produzido pelo Ministério da Agricultura e pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o Brasil possuía naquele ano 1.549 cervejarias em atividade, representando um crescimento de 12% em comparação a 2020. Trata-se de um setor que produziu 14,3 bilhões de litros de cerveja e movimentou um mercado de R$ 77 bilhões em 2021.