New Holland divulga os vencedores do Prêmio de Fotojornalismo

A organização do Prêmio New Holland de Fotojornalismo anunciou, em evento realizado e transmitido on-line na noite de ontem (22/4), os nomes dos quatro vencedores da 14ª edição do concurso. Ao todo, a premiação teve a participação de 530 fotógrafos, entre profissionais e amadores, de 11 países latino-americanos – um crescimento de 56,8% no número de inscritos em relação ao concurso anterior. O evento, que foi realizado na data em que é comemorado o “Dia da Terra”, pode ser assistido no YouTube (https://youtu.be/pOF1t8y7xow).

Na categoria Profissional Máquina, o ganhador foi o fotógrafo Sergio Ranalli, de Londrina (PR), com a imagem “Colheita”; na categoria Amador Máquina, a foto escolhida foi “Colheita de milho”, de Rodrigo Arabori,de Terra Bonita (PR). Já na categoria Profissional Campo, o vencedor foi Ricardo Wolffenbüttel, de Florianópolis (SC), com a imagem “A terra cura”; e na categoria Amador Campo, a fotografia “Simplicidade”, de Noilton Pereira de Lacerda, foi eleita a vencedora.

“Essas imagens revelam não apenas a qualidade do trabalho destes fotógrafos, sejam profissionais ou amadores, mas também um pouco da rotina no campo, mostrando a realidade dos agricultores e agricultoras do nosso continente. Por isso temos grande satisfação em promover o Prêmio, até porque somos uma marca que está sempre ao lado das pessoas do campo”, afirma Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul. “O Prêmio New Holland de Fotojornalismo já virou uma tradição para quem gosta de fotografia e é uma grande satisfação e um reconhecimento para aqueles que, como nós, são apaixonados pelo campo”, completa.

Nas categorias profissionais, o valor da premiação é de R$ 15 mil para cada imagem ganhadora. Entre os amadores, o prêmio é de R$ 5 mil para cada vencedor – totalizando R$ 40 mil em prêmios. Nesta edição, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo escolheu como tema central “Agricultura, substantivo feminino”, valorizando o protagonismo da mulher no campo.

Para o Diretor Comercial, de Marketing e Seguros do Banco CNH Industrial, Márcio Contreras, patrocinar o concurso é uma forma de promover a cultura no Brasil e valorizar o trabalho desses profissionais e aficionados por fotografia que dedicam seu tempo para retratar a vida no campo.

“Apoiamos esse projeto há muito tempo como uma forma de valorizar a cultura do campo de diversas formas, como a fotografia e o trabalho agrícola. A 14ª quarta edição teve ainda mais um motivo para ser especial com o apoio à valorização das mulheres na agricultura, algo que, assim como a New Holland, também acreditamos”, destaca.

Menções honrosas

O júri, composto pelos fotógrafos Marlene Bergamo e Raphael Alves (Brasil), Luisa González (Colômbia) e Silvina Salinas (Argentina), além da secretária-executiva da Associação Brasileira dos Distribuidores New Holland (Abraforte), Cirene Gonçalves, também dedicou menções honrosas para as seguintes imagens: “Renascer”, de Linares Sánchez (Bogotá, Colômbia), na categoria Amador Campo; “Tocando para la Pachamama”, de Uriel Montufar, de San Antonio-Puno, Peru), na categoria Profissional Campo; e “O Caipira”, de João Henrique Spessato Garrigos, de Campo Grande (MT), também na categoria Profissional Campo. Os jurados se reuniram em três ocasiões, sempre de forma on-line, para escolher as melhores fotos.

As imagens ganhadoras, juntamente com as que receberam menção honrosa, integrarão uma exposição itinerante, com 31 imagens no total, que vai rodar o Brasil nos próximos meses, levando o melhor da fotografia que retrata a vida no campo na América Latina. O Prêmio também realiza oficinas para levar a experiência de profissionais renomados da fotografia para pessoas interessadas no tema em diversas localidades da América do Sul.

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é uma realização da Mano a Mano Produções, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura e com patrocínio da New Holland Agriculture e do Banco CNH Industrial. Nesta 14ª edição, o concurso teve 530 participantes, sendo que 211 são profissionais e foram responsáveis por 895 fotos de campo e 141 de máquinas. Já os amadores somaram 319 inscritos. Eles produziram 953 imagens de campo e 212 de máquinas. Ao todo, o concurso teve 2.201 imagens cadastradas e os países participantes foram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Ao longo de 15 anos de história, a premiação teve cerca de 25 mil imagens inscritas. A organização do concurso já realizou mais de 60 workshops e 200 exposições em 115 cidades de cinco países, e para um público total de 510 mil pessoas.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Com fábrica de fertilizantes 100% automatizada, BP Bunge projeta ganhos de produtividade e redução de custos Planta inaugurada na unidade Moema (SP) é focada
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!