New Holland é vencedora do Prêmio AB 2023
A New Holland Agriculture foi a grande vencedora do Prêmio Automotive Business 2023 na categoria Agricultura 4.0, que premia tecnologias e processos para tornar as operações no campo mais eficientes, além de reduzir a pegada de carbono. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20/09) durante o #ABX23, realizado no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A marca da CNH Industrial foi a ganhadora, conforme escolha do público do evento e também por votação via internet, pelo lançamento da linha de colheitadeiras CR Intellisense, com tecnologia de inteligência artificial embarcada.
“Este prêmio reflete o comprometimento da New Holland de ser uma marca inovadora, full-liner e próxima dos seus clientes, independentemente do tamanho da operação agrícola. Buscamos criar soluções tecnológicas com foco em agricultura digital, automação, servitização e conectividade que garantam maior produtividade com redução de custos para o agricultor”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.
“Estamos muito orgulhosos com essa vitória! O Prêmio AB é muito importante e esta é a segunda vez consecutiva que ganhamos. Ano passado, vencemos com o trator biometano e, neste ano, com a CR Intellisense. Isso demonstra como a New Holland investe em inovação e apoia a evolução da agricultura brasileira”, complementa Paulo Máximo, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América Latina.
Um novo conceito de colheita
Lançada em 2022, a linha de colheitadeiras CR Intellisense – dotada de tecnologia com inteligência artificial – apresenta um novo conceito de colheita, ainda mais precisa e perfeita, que ajuda a aumentar a eficiência das lavouras. A tecnologia Intellisense é aplicada nas colheitadeiras produzidas pela New Holland na Europa desde 2018 e tornou-se um sucesso naquele continente pela facilidade de operação e precisão que traz embarcada. Ela realiza de maneira automática diversas regulagens da máquina, aumentando a eficiência e a produtividade em tempo real.
Com o Intellisense, o produtor consegue escolher entre 4 diferentes “estratégias” de colheita, de acordo com a condição da lavoura e o objetivo que pretende atingir. São elas: qualidade de grãos; perdas reduzidas; taxa fixa de colheita; e máxima capacidade. Apesar de ser o sistema mais sofisticado de colheita do mundo, a tecnologia é simples de operar. O sistema vem de fábrica embarcado nas novas CR 10.90 (colheitadeira classe 10) e CR 9.90, e como opcional para as CR 7.90 e CR 8.90.
“Essa tecnologia não vem para substituir o operador, mas sim para somar a experiência e percepção humana a rapidez nos ajustes e entendimento das transições de condição, formando um time imbatível na colheita. Com isso, é possível obter a capacidade máxima de colheita de acordo com a condição da lavoura”, explica Flávio Mazetto, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina.
Quatro estratégias diferentes:
Qualidade de Grãos– a máxima qualidade de grãos, um dos pontos mais fortes das colheitadeiras CR de duplo rotor, agora levada ao extremo. É controlada por meio do monitoramento da câmera de grãos infravermelha instalada diretamente no elevador de grãos limpos.
Perdas Reduzidas– o menor volume de perda (já tradicional em todas as colheitadeiras New Holland) controlado por sensores de perdas de rotor, peneiras, sensor de pressão das peneiras, abertura e fechamento automático de peneiras e pré-peneira.
Taxa Fixa de Colheita– mantém o volume de colheita constante, adequando o volume de toneladas colhidas por hora de acordo com a logística de transporte, descarregamento, secagem e armazenagem da fazenda.
Máxima capacidade– leva a colheitadeira aos limites máximos de colheita em toneladas por horas.
O Intellisense facilita sobretudo a experiência de colheita, com calibrações muitos simples, realizadas durante a tarefa. Através do monitor da máquina, os “funis” que representam cada parâmetro indicam ao operador os níveis de perda, quebra de grãos, volume de palha nas peneiras, nível de perdas nos rotores e peneiras, entre outros fatores. Basta o operador certificar se os níveis indicados pelos sensores são aceitáveis ou não, e a partir daí a colheitadeira realiza os ajustes para atingir os níveis de excelência requeridos pelo operador, dependendo da condição da lavoura.
Além de atingir os níveis de exigência, o Intellisense vai além e indica ao operador, após cumpridas as metas escolhidas na estratégia, sua capacidade de aumentar ainda mais a produtividade, podendo atingir novas metas de colheita em toneladas por hora/velocidade de colheita.
Entretanto, ao escolher uma estratégia principal, as demais não são deixadas de lado. Apenas há uma priorização, dependendo de cada escolha. Caso o cliente escolha a estratégia de melhor qualidade de grãos em primeiro plano, por exemplo, ainda assim a colheitadeira manterá sua atenção sobre as mínimas perdas, e a possibilidade do incremento de performance.