Nova 381 investe mais de R$ 319 milhões em rodovia federal em Minas Gerais

 Nova 381 investe mais de R$ 319 milhões em rodovia federal em Minas Gerais

Em apenas seis meses, a Nova 381 já promoveu mudanças significativas na BR-381 com investimentos em obras emergenciais e de modernização da infraestrutura. A rodovia terá cobertura 4G nos 300 km entre Belo Horizonte e Governador Valadares e será a primeira concessão federal do país a adotar pedágio eletrônico a partir deste sábado (27)

 Nova 381 investe mais de R$ 319 milhões em rodovia federal em Minas Gerais

A Nova 381, concessionária responsável pela BR-381/MG, iniciará neste sábado (27) a operação do sistema de pedágio eletrônico (free flow) em dois pontos da rodovia (Caeté e João Monlevade/MG) após investir R$ 319,7 milhões em melhorias de infraestrutura e serviços nos primeiros seis meses de concessão.

“A implementação do pedágio eletrônico é um marco para a BR-381. Os investimentos já realizados demonstram nosso compromisso em entregar uma rodovia modernizada e segura para os usuários, antes mesmo do início da cobrança. O pedágio permitirá a continuidade e a expansão desses serviços essenciais, garantindo a sustentabilidade das operações e a evolução constante da infraestrutura”, disse o diretor-presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura, lembrando que a concessionária segue investindo em obras de melhoria na rodovia, com previsão de R$ 9,5 bilhões no período de 30 anos de concessão, conforme alinhado com a ANTT.

A concessionária é a primeira em rodovias federais concedidas no Brasil a adotar o pedágio eletrônico em 100% de suas operações. Outro aspecto inovador dos serviços da Nova 381 é a disponibilidade de cobertura 4G de internet em todo o trecho concedido, inicialmente previsto em contrato para o terceiro ano de contrato, mas entregue em seis meses.

Renovação da infraestrutura e segurança

Os recursos investidos no período foram destinados a obras e serviços de conservação e a despesas operacionais. No total, 320 km de faixa de pavimento asfáltico foram recuperados, com a aplicação de 140,4 mil toneladas de asfalto e 831 placas de concreto para reforço.

A sinalização da rodovia também recebeu atenção especial, com a pintura de 453,5 mil m² de vias, e a instalação de placas de advertência, educativas, indicativas e de regulamentação. Outras três equipes ficaram responsáveis pela sinalização horizontal e colocação de tachas reflexivas em pontos críticos. A segurança foi reforçada com a instalação de 6 km de defensas metálicas.

Os serviços de roçada, poda e capina cobriram uma área de 13,4 mil m², o equivalente a 1.880 campos de futebol. A limpeza da rodovia se estendeu por 303,4 km, resultando na retirada de cerca de 1.680 toneladas de lixo e entulho – o que corresponde a mais de 120 cargas de caminhão. Somente em pontos críticos, aproximadamente 800 toneladas de materiais descartados irregularmente foram eliminadas. A substituição de 274 guarda-corpos ao longo do trecho também foi concluída.

Mais fluidez e conectividade

Um marco importante foi a liberação do Viaduto da Prainha, em Antônio Dias, no km 307,6, sentido Governador Valadares, contribuindo para a fluidez do tráfego. Adicionalmente, foram realizadas 25 unidades de Obras de Arte Especiais e implementados 20.960,53 metros de cerca de delimitação.

Desde agosto, os usuários contam com sete Bases de Atendimento ao Usuário (SAUs) e uma sede administrativa com Centro de Controle Operacional (CCO). No CCO, serão monitoradas as ocorrências na rodovia em tempo real e coordenado o atendimento 24 horas por dia com serviços como resgate, inspeção de tráfego, socorro mecânico e combate a incêndio.

A concessão, com duração de 30 anos, abrange um trecho com mais de 300 km que faz a ligação entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Ao longo da vigência do contrato serão investidos R$ 9,5 bilhões em serviços e obras, como a duplicação de 106,44 km, construção de quase 83 km de faixas adicionais e instalação de Ponto de Parada e Descanso (PPD). Estas obras têm previsão de início já em 2026.

A BR-381 exerce um papel estratégico para o desenvolvimento do país, em virtude do escoamento de produtos agrícolas, pecuários, de mineração e industriais. A expectativa é de que a concessão contribua para o desenvolvimento econômico e a criação de cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos em Minas Gerais.

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