Nova campanha da Mosaic conecta bioinsumos à música, fazendo associação entre solos musicais e o solo das lavouras
Empresa usa estratégia inovadora no agro para divulgar nova linha de produtos biológicos
Piano, sanfona, saxofone, bateria e violão darão o tom de uma ideia pouco usada por marcas do agro. A conexão entre bioinsumos e música é a estratégia da Mosaic para levar aos agricultores a inspiração para produzirem solos de qualidade que melhorem a eficiência no campo, marcando a história do agro do mesmo modo que os lendários solos musicais marcaram a cultura da humanidade. A campanha, que vai ao ar no início de julho, tem como foco o novo portfólio de produtos biológicos da empresa, que integram a recém-lançada frente de negócio Mosaic Biosciences Brasil.
As comunicações destacarão os produtos da linha de acordo com a cultura foco das regiões do país. São insumos biológicos que ativam o potencial entre o solo, a planta e o microbioma, para melhorar a qualidade do solo e apoiar a biologia natural das lavouras, o que pode aumentar o rendimento do produtor rural com menos impacto ao meio ambiente.
“Daremos destaque a cada um dos quatro itens que compõem o portfólio de Mosaic Biosciences Brasil, e a abordagem da comunicação estabelecerá conexão com a música, atrelando cada instrumento musical a características-chaves de cada produto. Fomos ousados e inovadores na elaboração dessa campanha, indo além das referências da música sertaneja normalmente associadas ao agro”, explica Samuel Bortolin, gerente sênior de Marketing da Mosaic.
Na campanha, o MBio Azo é representado por um piano, pois, assim como o instrumento, seu microrganismo também é um clássico na produção muito usado na agricultura. O MBio Phos é representado pela sanfona, pois o fósforo é um elemento essencial em todo solo brasileiro, e a sanfona é um instrumento democrático, presente de norte a sul do país. O MBio Hidro é um produto inovador, por isso está sendo associado ao saxofone, um instrumento que remete à elegância.
E as conexões entre os produtos de Mosaic Biosciences Brasil com os instrumentos não param por aí. O MBio Brad contém em sua formulação um microrganismo bastante usado na agricultura brasileira há muitos anos, já tendo se tornado essencial na cesta de produtos para cultivo da soja, por isso é representado pelo violão, instrumento presente em todas as músicas de forma geral e, principalmente, em todas as rodas de amigos. Por fim, o MBio Stimulus, fertilizante organomineral com aminoácidos na composição, para aplicação foliar, cujo principal objetivo é maximizar o potencial produtivo, é simbolizado pela bateria, afinal, o instrumento é responsável por dar potência à música, conduzindo momentos altos e baixos com sua sonoridade e marcação de ritmo.
A veiculação da campanha acontecerá por meio de spots de rádio, filmes de 30 segundos para cinemas, posts em mídias sociais com influenciadores e inserções em podcasts. Também envolve o lançamento de um e-book disponível para download gratuito, cujo conteúdo pretende desmistificar questões envolvendo o mercado de insumos biológicos, difundindo conhecimentos sobre o uso e os benefícios desses produtos.
Ficha técnica
Agência: Make ID
Diretora de Criação: Graziela Mônaco
Head de Criação: Felipe Silvestrin e André Rafanhin
Diretor de Arte: Felipe Silvestrin, Daniel Debski e Paulo Calazans
Redator: André Rafanhin e Gabriel Riby
Planejamento: José Francisco Barbosa
Mídia: Sabrina Golschinsky
Conteúdo: Sérgio Silva
Produção: Renata Helena Barbosa, Milca Gourlart e Anna Schulze
Atendimento: Fabiana Torino e Michele Nobre
Produtora de vídeo: Punk Film
Diretor e DoP – Bruno Atkinson
Assistente de Direção – Raissa Anarelli
Produtores – Felipe Moura e Paulo Mucheroni
Assistentes de Câmera – Bruno Vargas e Erick
Figurinista – Brendha Sardi
Maquiadora – Vanessa Ornelas
Produtora de áudio – Desenho do Som
Ficha técnica
Cliente: Mosaic Fertilizantes
Diretor de Marketing e Produtos: Christian Pereira
Gerente de Marketing Sênior: Samuel Bortolin
Gerente de Digital, Trade e Eventos: Marcos Baretto
Gerente de Comunicação e Marketing Digital: Rebecca Guimarães
Coordenadora de Comunicação e Marketing Digital: Elisama Lima
Analista de Marketing Sênior: João Pedro Lima
Analista de Conteúdo Sênior: Deborah Fernandes
Analista de Marketing Pleno: Ana Caroline Krol
Analista de Marketing Pleno: Laryssa Souza
Analista de Marketing Pleno: José Vitor Pizol
Analista de Marketing Jr: Mayara Gonçalves
Designer: João Leone