Nova perfuratriz para atirantamento da Epiroc amplia funções de automação
Com o inovador sistema Auto Bolt Reload (ABR), o novo Boltec da Epiroc é a primeira perfuratriz para perfuração e instalação de tirantes para reforço de rocha que combina possibilidade de operação remota com a perfuração e instalação automática de tirantes
A segurança do operador é o maior destaque na nova funcionalidade de automação anunciada pela Epiroc para sua perfuratriz de atirantamento de rocha Boltec. O Auto Bolt Reload (ABR), ou traduzindo, Troca de Tirantes Automática, realiza todo o processo de alimentação dos tirantes enquanto o operador permanece seguro dentro de uma cabine ergonomicamente projetada para seu conforto. A intervenção manual é eliminada deste processo.
Além disso, a rápida sequência de recarga automática acelera o ciclo de produção. Um total de 52 tirantes podem ser instalados automaticamente antes da necessidade de abastecer um novo lote, o que por sua vez é facilitado por um braço oscilante que desce ao nível do solo para facilitar o carregamento.
“Ao adicionar a recarga automatizada à máquina, mantemos o operador afastado de áreas perigosas. Estamos orgulhosos em estabelecer um novo paradigma de segurança na categoria”, diz Sami Niiranen, presidente da divisão de mineração subterrânea da Epiroc.
O novo Boltec ABR também se destaca por outras funcionalidades autônomas que agregam segurança e produtividade e se diferenciam de outras perfuratrizes convencionais para atirantamento. Dentre elas, o Teleremote (para comando remoto) e um sistema automático para instalação múltipla de tirantes. Tais recursos permitem manter a produção durante mudanças de turno ou quando as condições impossibilitam ter um operador fisicamente na máquina.
“Esta combinação permite maior segurança do operador nas operações de atirantamento subterrâneo”, diz Peter Bray, gerente global de produtos de reforço de rocha da divisão de mineração subterrânea da Epiroc.