Novac Construtora Implementa medidas sustentáveis em suas obras

Novac Construtora Implementa medidas sustentáveis em suas obras

 Novac Construtora Implementa medidas sustentáveis em suas obras

A empresa coloca a sustentabilidade como um dos pilares de seus projetos

A Novac Construtora, com sede em Campinas (SP) e uma filial em Curitiba (PR), está envolvida em diversas obras por todo o Brasil. A empresa promove a sustentabilidade em seus projetos, visando minimizar os impactos ambientais. Uma das medidas adotadas é a implementação de canteiros sustentáveis em suas construções.

A engenheira de qualidade da Novac, Karen Mansa, afirma que os canteiros de obras têm como propósito a redução do consumo de água e energia elétrica, além de minimizar a produção de resíduos ao longo da execução de cada projeto. “É importante termos consciência de quanto a economia de água e energia elétrica impacta positivamente o meio ambiente. Além disso, a separação adequada dos resíduos garante a destinação final correta e contribui para que esses materiais possam ser reciclados e reutilizados como matéria-prima, evitando o acúmulo desnecessário de resíduos no planeta e colaborando para a preservação dos recursos naturais”, afirma.

Karen destaca que a empresa adota práticas responsáveis de sustentabilidade em seus canteiros, práticas essas que foram endossadas com a conquista das certificações ISO 9001 e PBQP-H nível A. Com essas certificações, a construtora passou a implementar políticas, objetivos e indicadores específicos para monitoramento.

Outro fator importante que a Novac Construtora adotou foram diálogos e treinamentos específicos que incentivam seus colaboradores a entenderem a importância da segregação correta nos canteiros. “Esses diálogos são o momento em que abordamos e mostramos como fazer de forma correta a segregação dos resíduos no canteiro de obras, redução do consumo de água e energia elétrica”, ressalta.

Novac faz reestruturação ecológica para atender diversos tipos de obra 

Devido à diversidade de locais e condições das obras da empresa, a Novac conta com uma equipe dedicada a estudar cada canteiro e tipo de obra, a fim de implementar medidas de reestruturação ecológica. “As medidas mais comuns incluem a reutilização de água (em lavatórios, por exemplo), adoção de descarga com duplo acionamento, integração de soluções construtivas e materiais diferenciados que permitam a passagem de iluminação natural nas dependências do canteiro (escritório, vestiário, refeitório), uso de lâmpadas LED, eletrodomésticos com eficiência energética e automação de iluminação para evitar desperdício. Em relação à segregação dos resíduos gerados pela execução da obra, buscamos fornecedores que realizam a reciclagem do material”, explica Karen.

Com a implementação das certificações, as equipes técnicas da empresa começaram a monitorar mensalmente o consumo de energia elétrica nos canteiros de obras, para verificar a eficácia na redução do consumo. Observou-se uma diminuição de 2% no uso de energia elétrica, alcançada graças ao trabalho educativo nos canteiros sobre a correta utilização dos equipamentos.

Karen ressalta que essa redução de 2% no consumo de energia é um passo importante para as metas da empresa de diminuir continuamente o consumo de energia e água nos canteiros. Ela enfatiza a importância de todas as empresas do setor adotarem práticas sustentáveis nos canteiros de obras. “A responsabilidade pela conservação dos recursos é global, mas a magnitude da responsabilidade da  construção civil em relação às questões sustentáveis se destaca, pois é um dos setores que mais consomem recursos naturais  causando impacto ao meio ambiente, tanto na fase de execução quanto na fase de operação pelos usuários. Além disso, destaca-se por sua importância social na geração de empregos, formais e informais, em todo o país”.

A engenharia menciona que, além de promover diversas ações realizadas pelo departamento de Segurança e Meio Ambiente nos canteiros de obras, a Novac Construtora é muito  comprometida  com as certificações ISO 9001:2021 e PBQP-H nível A.  “Ao divulgar nossas políticas sustentáveis para o mercado, colaboradores e clientes, aumentamos a visibilidade e a conscientização sobre a importância dessas práticas, o que é essencial para promover a adoção crescente de medidas sustentáveis”, conclui.

https://novacconstrutora.com.br/

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Contrato spot ganha espaço no mercado florestal Empresa Reflorestar reforça a oferta dessa modalidade contratual para atender as necessidades dos clientes em todo o
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!