Novo estudo da Sandvik revela oportunidade inédita para atrair jovens talentos à mineração no Brasil

Um novo estudo global da Sandvik, líder em engenharia aplicada à mineração, revela que a indústria vive um momento decisivo para atrair a próxima geração de profissionais de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Embora 40% dos jovens desconheçam o setor, mais de 90% afirmaram que considerariam uma carreira na área ao compreender seu papel no combate às mudanças climáticas e na transição para a energia limpa.
No Brasil, o levantamento mostra que 59% dos estudantes e recém-formados têm uma visão positiva da mineração, mas apenas 45% a enxergam como uma carreira desejada. O país também se destaca por um dado incomum: mais mulheres (61%) do que homens (39%) demonstram interesse em ingressar no setor. Entre os principais atrativos para os novos talentos estão o uso de tecnologias avançadas (58%) e a oportunidade de atuar em projetos de engenharia desafiadores (31%). Já as principais barreiras incluem a falta de familiaridade com o setor (42%) e preocupações ambientais (31%).
Segundo Stefan Widing, presidente e CEO da Sandvik, a modernização tecnológica está mudando a percepção sobre a mineração: “A indústria utiliza digitalização, automação e eletrificação para enfrentar desafios globais. É uma oportunidade única para jovens engenheiros deixarem um legado sustentável.”
Com uma onda de aposentadorias prevista até 2029 e a queda na procura por cursos de engenharia, a Sandvik reforça a necessidade de colaboração entre empresas, universidades e governos para renovar o pipeline de talentos e sustentar o futuro da indústria.
O relatório completo está disponível em www.home.sandvik.
Grupo Sandvik
A Sandvik é um grupo global de engenharia de alta tecnologia que fornece soluções que aumentam a produtividade, a lucratividade e a sustentabilidade para as indústrias de manufatura, mineração e infraestrutura. Estamos na vanguarda da digitalização e focados em otimizar os processos de nossos clientes. Nossa oferta de liderança mundial inclui equipamentos, ferramentas, serviços e soluções digitais para usinagem, mineração, escavação de rochas e processamento de rochas. Em 2024, o Grupo contava com aproximadamente 41.000 funcionários e receitas de cerca de SEK 123 bilhões em mais de 150 países






