Pesquisar
Close this search box.

Novo método de proteção da ABB otimiza segurança e qualidade do fornecimento de energia

Novo método de proteção da ABB otimiza segurança e qualidade do fornecimento de energia

Novo método de proteção da ABB otimiza segurança e qualidade do fornecimento de energia

    Pioneiro no mundo, este método de proteção para redes de distribuição compensadas garante que os limites de segurança elétrica da rede não sejam excedidos, com isso, ele protege vidas humanas e ativos instalados, minimizando o impacto na qualidade e reduzindo interrupções desnecessárias de energia

A ABB ampliou seu portifólio de proteção contra falta à terra com a nova proteção contra corrente de falta à terra baseada em tensão de toque, também conhecida como IFPTOC na IEC 61850 – o padrão internacional que define protocolos de comunicação para dispositivos eletrônicos inteligentes em subestações.

A partir de agora, os clientes que operam redes de distribuição compensadas podem se beneficiar deste novo método de proteção para salvaguardar vidas humanas e ativos instalados, com um impacto mínimo na qualidade do fornecimento de eletricidade e cortes de energia desnecessários.

O método de proteção pode calcular a corrente de falta e estimar a tensão de toque perigosa resultante, no local real da falta. Ele introduz um atraso de operação dinâmico dependente da corrente de falta calculada e do nível de tensão de toque no local da falta. Desta forma, a função pode satisfazer códigos de segurança elétrica, como EN 50522 ou IEEE 80, requisitos relativos às tensões de toque máximas permitidas, evitando ao mesmo tempo interrupções desnecessárias na alimentação. Isso significa que os gerentes de operações de rede podem ter certeza de que sua rede está continuamente protegida, de acordo com o código de segurança vigente, mesmo sob alterações na topologia da rede ou condições de falha.

“A tecnologia é o resultado de vários anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento e de estreita cooperação com nossos clientes”, afirma Ari Wahlroos, engenheiro chefe sênior da ABB. “Este método exclusivo garante uma operação de proteção confiável e precisamente cronometrada, em conformidade a legislação, durante todas as condições operacionais possíveis.”

Clientes, como o operador finlandês do sistema de distribuição (DSO) Alva – a primeira no mundo a utilizar o novo método de proteção da ABB, atestam a capacidade dessa proteção contra falhas à terra oferecer um equilíbrio ideal entre segurança e qualidade de fornecimento de energia.

“O novo método de proteção contra falha à terra IFPTOC garante continuamente que os limites de segurança elétrica da rede não sejam excedidos. Quando a falta é localizada com manobras de teste, o IFPTOC calcula e monitora a corrente real de falta à terra e altera seu tempo de operação, garantindo que não excedamos os limites da tolerância humana, também durante faltas. Isto garante uma operação segura da rede em todos os momentos”, conta Sakari Kauppinen, gerente de operações da Alva Sähköverkko.

 

Em cooperação com a Alva, a confiabilidade do novo método de proteção foi submetida a extensos testes de campo num ambiente ativo na mais recente subestação da empresa, na cidade de Jyväskylä. Com este tipo de teste de campo é possível validar o correto funcionamento da proteção durante diferentes cenários de falta à terra.

“Durante os testes de campo, analisamos antecipadamente diversas situações de falha para confirmar se o novo método de proteção estava funcionando conforme planejado. Com ele, podemos medir a corrente de falta no local da falta e confirmar se a função de proteção está funcionando de maneira otimizada”, diz Sakari Kauppinen. “Agora estamos espandindo o uso dessa tecnologia de proteção para melhorar a segurança em toda a rede.”

O novo método de proteção da ABB está disponível em produtos selecionados, incluindo o relé de proteção avançado multifuncional Relion® REX640.

ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar a forma como as coisas são fabricadas, movidas, alimentadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os cerca de 105 mil funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial. www.abb.com

Eletrificando o mundo de forma segura, inteligente e sustentável, a ABB Electrification é líder global em tecnologia em distribuição e gerenciamento elétrico, da fonte à tomada. À medida que a procura mundial por eletricidade cresce, os nossos mais de 50 mil funcionários em 100 países colaboram com clientes e parceiros para transformar a forma como as pessoas se conectam, vivem e trabalham. Desenvolvemos produtos, soluções e tecnologias digitais inovadoras que permitem a eficiência energética e uma sociedade de baixo carbono em todos os setores. Ao aplicar a escala global com conhecimento local, moldamos e apoiamos tendências globais, oferecemos excelência aos clientes e impulsionamos um futuro sustentável para a sociedade. go.abb/electrificação go.abb/electrification

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Klüber Lubrication está entre as principais empresas de inovação aberta no país Empresa do Grupo Freudenberg foi reconhecida no Top 4 na categoria Química
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!