O mercado de impermeabilização no Brasil

O mercado de impermeabilização no Brasil

O mercado de impermeabilização no Brasil

Emerson Alexandre*

O mercado de impermeabilização no Brasil ainda é pouco explorado e, em muitos casos, negligenciado. Há uma falta significativa de informação e conscientização entre consumidores e profissionais do setor da construção civil. O país mantém uma postura conservadora em relação a esse tema, o que impede que soluções mais modernas e eficazes ganhem espaço.

A impermeabilização só costuma ser procurada quando os problemas já apareceram, como infiltrações ou danos estruturais, quando, na verdade, deveria ser vista como uma medida preventiva essencial para garantir a durabilidade e a estética das construções. No Brasil, ainda somos vistos apenas como uma solução de emergência, quando o ideal seria evitar os problemas desde o início.

Enquanto em países da Europa, como a Espanha, há uma cultura consolidada de renovação periódica de impermeabilização — por exemplo, no caso de piscinas, onde os proprietários renovam a cada cinco anos para garantir a segurança e durabilidade —, no Brasil, essa prática ainda não é comum. Isso representa um mar de oportunidades a serem exploradas, já que o mercado tem grande potencial para crescimento.

Para superar essa barreira e ampliar o acesso a novas soluções no mercado brasileiro, a Soprema tem como meta lançar 25 novos produtos até fevereiro do próximo ano. Esses produtos visam oferecer uma gama variada de opções que combinem eficiência técnica e funcionalidade, além de atender às demandas estéticas das construções. A impermeabilização, além de proteger, pode agregar valor ao ambiente de forma mais ampla.

Como parte de sua estratégia de expansão e desenvolvimento do setor, a Soprema investe também na capacitação de profissionais. Recentemente, a empresa levou dois professores e dez projetistas a Barcelona para um treinamento intensivo em sua fábrica, em parceria com a universidade IDD. Essa iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais brasileiros para o futuro, trazendo para o país as melhores práticas e inovações do mercado europeu de impermeabilização.

*Emerson Alexandre é diretor comercial de mercado técnico do Grupo Soprema.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!