Obra da Ponte de Guaratuba chega a 44% de execução

Obra da Ponte de Guaratuba chega a 44% de execução

Obra da Ponte de Guaratuba chega a 44% de execução

A obra da Ponte de Guaratuba, que ligará as cidades de Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná, vem evoluindo de forma significativa ao alcançar 44% de avanço físico. O ritmo dos trabalhos é motivo de comemoração para comerciantes e moradores locais que aguardam pela estrutura há mais de 40 anos. Atualmente o projeto gera cerca de 630 empregos na região.

Com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026, a ponte terá 1.244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego (duas em cada sentido), duas faixas de segurança (uma em cada sentido), barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. Haverá um vão de 160 metros e canal de navegação de 17 metros de altura por 90 metros de largura. Ao todo serão fincadas 64 estacas com 40 metros de comprimento médio, dos quais 30 serão submersos. Cada estaca pesa 34 toneladas.

Obra da Ponte de Guaratuba chega a 44% de execução

A extensão total do complexo viário totalizará 1.826 metros, o que inclui 951 metros de acessos no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto, também estão incluídas vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara, em Matinhos.

De acordo com Luciano Pizzatto, Diretor de Contrato responsável pelos trabalhos, a obra está evoluindo num ritmo adequado, atendendo às expectativas do cliente e da comunidade local. “Temos grande responsabilidade em materializar um equipamento tão aguardado e importante para a região. Sabemos da dimensão do nosso desafio e estamos imbuídos de realizar esta entrega com a qualidade que o estado do Paraná merece”, afirma.

Obra da Ponte de Guaratuba chega a 44% de execução

Quem acompanha o andamento das obras de perto acredita que a ponte irá impulsionar a economia e o desenvolvimento de Guaratuba e região, já que muitos turistas deixavam de transitar no município pela dificuldade em seu acesso. O trabalho é fruto de um investimento de R$ 386,9 milhões feito pelo governo paranaense, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/PR), autarquia ligada à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística. A obra está sendo executada pelo consórcio Nova Ponte, formado pelas construtoras OEC, Carioca e Goetze Lobato.

Sobre a OEC

Com 80 anos de história, a OEC é a maior construtora de infraestrutura do país, de acordo com o mais recente Ranking da Engenharia Brasileira, publicado pela revista O Empreiteiro. É responsável pela execução de mais de 3 mil obras em 38 países ao redor do mundo, a exemplo de usinas, metrôs, ferrovias, pontes, aeroportos e refinarias. Em 22 oportunidades teve obras premiadas com o Global Best Projects, prêmio pela revista norte-americana ENR – Engineering News-Record , sendo considerada a mais relevante distinção da engenharia mundial. Nos últimos cinco anos, a empresa conquistou mais de R$ 20 bilhões em novos contratos. Desde 2021, é certificada com a ISO 37001, que atesta práticas antissuborno e de Integridade em nível internacional. Em 2022, recebeu o selo Infra+ Integridade, oferecido pelo Ministério da Infraestrutura, e, em 2023, obteve o Selo Pró-Ética, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Ethos que visa a promoção de um ambiente corporativo mais ético, íntegro e transparente. Atualmente, emprega cerca de 13 mil pessoas de diferentes nacionalidades em mais de 30 obras espalhadas por países das Américas e da África.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades