OCP Brasil e OCP Nutricrops levam soluções baseadas na ciência para solos e clima ao Congresso Brasileiro de Ciência do Solo de 2025
A empresa participou com uma palestra de Leonardus Vergütz, Chief Scientific Officer da OCP Nutricrops, abordando o papel do fósforo na transformação da agricultura, a abordagem 4C de manejo de nutrientes, a separação de nutrientes e o uso mais eficiente de insumos
A OCP Brasil, subsidiária da OCP Nutricrops e parte do Grupo OCP, líder global na produção de fertilizantes fosfatados, reforça seu pilar baseado em ciência ao levar conhecimento científico e inovação para o 39º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, que ocorreu de 21 a 27 de setembro no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís (MA).
No dia 25 de setembro, às 9h, Leonardus Vergütz, Chief Scientific Officer da OCP Nutricrops, apresentou a palestra “Feeding the Planet, Fixing the Climate: Aligning SDGs 2 and 13 Through Climate-Positive, Nutrition-Smart Agriculture” (Alimentando o Planeta, Combatendo as Mudanças Climáticas: Alinhando os ODS 2 e 13 por meio de Agricultura Inteligente e Positiva para o Clima, em português). Na ocasião, o executivo destacou a relevância do fósforo para a transformação da agricultura e dos sistemas alimentares, a estratégia da OCP Nutricrops fundamentada no manejo de nutrientes 4C (nutriente certo, na dose certa, no local certo e no momento certo), a separação de nutrientes, além de recomendações para um uso mais eficiente dos insumos.
O tema conecta dois dos maiores desafios globais: garantir a segurança alimentar para uma população que deve atingir 9,7 bilhões até 2050 e reduzir os impactos das mudanças climáticas. De acordo com estimativas da ONU, a produção agrícola precisará aumentar em até 60% nas próximas décadas, enquanto se preservam os recursos naturais e se reverte a degradação do solo, que já afeta cerca de 40% das terras do planeta. Neste contexto, a OCP Brasil e a OCP Nutricrops atuam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — especialmente o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) — promovendo práticas agrícolas mais resilientes e climaticamente positivas.
Com base neste compromisso, a OCP Brasil e a OCP Nutricrops investem em ciência e em uma estratégia guiada pelo manejo de nutrientes 4C. Essa abordagem aumenta a eficiência da absorção de nutrientes pelas plantas, preserva a saúde do solo, reduz os impactos ambientais e previne o desperdício. Em várias regiões da África, por exemplo, culturas como milho e batata apresentaram ganhos de produtividade de mais de 40%, acompanhados por um aumento de 14% na lucratividade dos agricultores, resultado de um manejo eficiente e fertilizantes de alta qualidade.
“Nosso objetivo ao participar deste debate é destacar o papel do fósforo na transformação da agricultura e incentivar a comunidade científica a refletir sobre soluções para sistemas alimentares mais sustentáveis. Falar sobre fósforo é falar sobre o futuro; é essencial para a saúde do solo, a produtividade agrícola e uma agricultura que respeita o clima e o meio ambiente”, afirma Vergütz.
O Congresso Brasileiro de Ciência do Solo é um dos mais importantes encontros científicos do setor no país, reunindo pesquisadores, profissionais, empresas e instituições para discutir inovação, sustentabilidade e práticas agrícolas. “Somos a única empresa de fertilizantes a patrocinar o Congresso, e nossa participação reforça nosso compromisso em transformar os sistemas alimentares globais, combinando ciência, tecnologia e sustentabilidade para produzir mais alimentos de forma responsável”, enfatiza Vergütz.