OEC entrega à Marinha prédio do Comando da Base de Submarinos

OEC entrega à Marinha prédio do Comando da Base de Submarinos

A Marinha do Brasil inaugurou, no último dia 13 de fevereiro, o Prédio de Comando da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, construído pela Odebrecht Engenharia e Construção no âmbito do PROSUB – Programa de Desenvolvimento de Submarinos.

OEC entrega à Marinha prédio do Comando da Base de Submarinos

A estrutura, localizada na área sul da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), em Itaguaí (RJ), possui quatro níveis compostos por térreo, dois pavimentos e cobertura com área técnica, constituindo um total de aproximadamente 4.900 m². O edifício foi projetado em estrutura de concreto pré-moldado, com fechamento em alvenaria de blocos de concreto, revestidos por sistema de fachada ventilada, trazendo eficiência e conforto térmico aos usuários.

A inauguração da obra completa o conjunto de edifícios da região conhecida como Praça da Bandeira da BSIM, composto pelos prédios do Comando da Base e do Comando da Força de Submarinos, onde ambas as edificações seguem a mesma concepção arquitetônica, desde a volumetria em formato de “L” até os acabamento

O conjunto é interligado por um pórtico localizado no centro da planta entre os prédios espelhados, simbolizando a ligação entre os dois edifícios e proporcionando coesão ao conjunto. O pórtico foi projetado como um marco de acesso à área, um monumento em homenagem

aos submarinistas que ajudaram a escrever a história da Força de Submarinos da Marinha do Brasil, além de funcionar como palanque para acomodar autoridades e convidados que participam de atividades e cerimônias na praça.

OEC entrega à Marinha prédio do Comando da Base de Submarinos

O prédio do Comando da Base disponibiliza espaços de trabalho que permitem a realização de atividades administrativas e logísticas desenvolvidas pela Marinha brasileira. A edificação é compartimentada em áreas administrativas e salas do Comando, além de alojamentos com dormitórios, vestiários, banheiros, salões de convivência e Praça D’Armas. A edificação possui uma grande pele de vidro nas fachadas voltadas para a praça, com vista para o cais. A exemplo do similar prédio do Comando da Força de Submarinos, o prédio do Comando da Base possui uma varanda coberta que funciona como área de estar privilegiada, podendo ser utilizada nas cerimônias que ocorrerão na praça central.

Sobre o PROSUB

Criado para fortalecer a capacidade naval do país e atender às diretrizes da estratégia nacional de defesa, o PROSUB tem como propósito incorporar à força naval brasileira quatro submarinos convencionais, movidos por motores diesel-elétricos, e um com propulsão nuclear, todos fabricados no Brasil com transferência de tecnologia francesa, exceto a parte nuclear, que está sendo desenvolvida pela Marinha do Brasil. Dos submarinos convencionais, dois deles (Riachuelo e Humaitá) já foram entregues, o terceiro (Tonelero) está em fase de testes no mar, e o quarto (Almirante Karam) avança em fase final de construção. O submarino de propulsão nuclear (Álvaro Alberto) já teve sua construção iniciada através da seção de qualificação.

O programa inclui a construção de uma base naval e de dois estaleiros para apoio à operação das novas embarcações. A OEC – Odebrecht Engenharia e Construção participa deste processo em duas frentes: na construção dos submarinos, como parte integrante da ICN – Itaguaí Construções Navais, em consórcio com a francesa Naval Group, detentora da tecnologia, e como responsável pela construção de toda a infraestrutura do projeto, no âmbito do contrato PROSUB EBN – Estaleiro e Base Naval.

O objetivo do programa é incrementar a proteção da Amazônia Azul, área marítima que se estende a partir do litoral brasileiro até o limite da Plataforma Continental, totalizando 5,7 milhões de km², área equivalente a 67% do território brasileiro. Dela são extraídos 95% do petróleo brasileiro e por ela transitam 10% do tráfego marítimo mundial, além de aproximadamente 95% do comércio exterior do país.

Sobre a OEC

Com 80 anos de história, a OEC é a maior construtora de infraestrutura do país, de acordo com o mais recente Ranking da Engenharia Brasileira, publicado pela revista O Empreiteiro. É responsável pela execução de mais de 3 mil obras em 38 países ao redor do mundo, a exemplo de usinas, metrôs, ferrovias, pontes, aeroportos e refinarias. Em 22 oportunidades teve obras premiadas com o Global Best Projects, concedido pela revista norte-americana ENR – Engineering News-Record, sendo considerada a mais relevante distinção da engenharia mundial. Nos últimos cinco anos, a empresa conquistou mais de R$ 20 bilhões em novos contratos. Desde 2021, é certificada com a ISO 37001, que atesta práticas antissuborno e de Integridade em nível internacional. Em 2022, recebeu o selo Infra+ Integridade, oferecido pelo Ministério da Infraestrutura, e, em 2023, obteve o Selo Pró-Ética, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Ethos que visa a promoção de um ambiente corporativo mais ético, íntegro e transparente. Atualmente, emprega cerca de 13 mil pessoas de diferentes nacionalidades em mais de 30 obras espalhadas por países das Américas e da África.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades