Orguel celebra 62 anos com foco em inovação, grandes obras e eficiência operacional
Empresa é referência nacional em engenahria de acesso para diversos segmentos, como construção, infraestrutura, agronegócio, petróleo e gás
A Orguel, uma das principais fornecedoras de soluções de acesso e engenharia do país, completa 62 anos de atuação em um momento positivo para o setor da construção — um dos seus principais mercados. Segundo dados recentes do Novo Caged, o setor ultrapassou a marca de 3 milhões de trabalhadores com carteira assinada, aproximando-se do recorde histórico registrado em outubro de 2013, com 3,07 milhões de profissionais formalizados.
Impulsionada pelo cenário positivo e pelo investimento contínuo em inovação, a empresa projeta uma trajetória de crescimento nos próximos anos — em 2024, a Orguel registrou um aumento de 15% no faturamento. “A inovação tem sido um dos principais motores do crescimento da Orguel”, afirma Sérgio Guerra, CEO da empresa.
Desde 2018, a empresa já concluiu mais de 100 projetos de inovação e mantém outros 25 atualmente em andamento, com investimentos que ultrapassam R$ 20 milhões em 2025. Entre as soluções desenvolvidas estão o sistema de acesso suspenso QuikDeck — que revolucionou a manutenção de pontes e viadutos — e o uso de realidade virtual, realidade aumentada, BIM e inteligência artificial aplicadas à engenharia.
“A inovação está no DNA da Orguel e é o que nos move para o futuro. Investimos em tecnologia, inovação e eficiência com o objetivo de entregar soluções cada vez mais completas, customizadas e seguras aos nossos clientes”, destaca Sérgio Guerra.
Fundada em 1963 como um negócio familiar, a Orguel hoje é referência nacional em engenharia de acesso, com presença ativa em obras de grande porte e relevância estratégica. A empresa participa de diversos projetos de norte a sul do país, entre eles estão: a Ponte da Integração, que liga Brasil e Paraguai; a Arena MRV, em Belo Horizonte (MG); a Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA); o Viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo (SP); a Hidrelétrica de Jupiá, entre SP e MS; a histórica ponte Hercílio Luz (SC); a Arena Mangueirão em Belém (PA); entre outros.
Crescimento sustentável
Outro fator que impulsiona a competitividade da empresa é o seu Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que centraliza processos administrativos e operacionais, promovendo padronização, controle de custos e maior agilidade nas decisões. Implantado em 2013, o CSC da Orguel consolidou-se como um verdadeiro hub de inteligência estratégica, atendendo áreas como financeiro, contábil, compras, recursos humanos e suprimentos.
Com a adoção de tecnologias de automação e a recente implantação de ferramentas de Business Intelligence (BI), a estrutura tem viabilizado o crescimento sustentável da empresa. Segundo o CEO Sérgio Guerra, o CSC é um dos pilares da eficiência operacional da Orguel, permitindo que as unidades concentrem seus esforços na atividade-fim, enquanto o back office opera com agilidade e inteligência.
“Com a automação de diversas atividades reduzimos custos e liberamos nosso time para atuar em áreas mais estratégicas e inovadoras. O CSC da Orguel representa exatamente isso: eficiência, tecnologia e valorização das pessoas”, conclui o executivo.
Os resultados alcançados reforçam o impacto da inovação na construção de processos mais modernos, sustentáveis e centrados nas pessoas — pilares que sustentam a trajetória de sucesso da Orguel há mais de seis décadas.