Palfinger incentiva formação e treinamento de talentos

Palfinger incentiva formação e treinamento de talentos

Indústria que é referência na solução de elevação de cargas e pessoas, recebe estudantes do Escola do Amanhã e aposta em ações internas de carreira

 Palfinger incentiva formação e treinamento de talentos

Um dos grandes desafios da indústria tem sido encontrar profissionais preparados para as oportunidades no setor. Uma dimensão da necessidade de formação de pessoas para o setor está em recente levantamento do Observatório Nacional da Indústria. O Mapa do Trabalho Industrial aponta que no Rio Grande do Sul será preciso qualificar quase 958 mil profissionais a partir do próximo ano até 2027, incluindo 147 mil novos, para vagas a serem abertas, e dos demais, já no mercado. Em Caxias do Sul, a Palfinger, que integra grupo mundial referência em soluções de elevação de cargas e pessoas, vem buscando alternativas para contribuir com a formação de novos e atuais talentos.

Uma das iniciativas, neste ano, é o apoio ao programa Escola do Amanhã, que prepara jovens entre 14 e 16 anos para um começo de carreira no setor e que deve formar cerca de 700 estudantes até o final deste ano. Como parte do programa, estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones, de Caxias, visitaram a Palfinger, puderam conhecer suas operações e conversar com os profissionais da empresa, além de outros estudantes do SENAI, participantes deste programa. No Escola do Amanhã, os adolescentes recebem o conhecimento técnico necessário ao trabalho na indústria e são incentivados a ver as vagas existentes no setor como uma importante opção de carreira.

“Apoiar a formação, tanto externamente, como é o caso da Escola do Amanhã, como internamente, é parte do nosso propósito. Queremos que os novos profissionais nos vejam como uma empresa atrativa para começar uma trajetória e onde possam inovar”, diz Mônica Pereira, gerente de RH da Palfinger em Caxias do Sul. Em sua unidade de Caxias do Sul, a Palfinger também recebe alunos do Senai, por meio do Jovem Aprendiz, programa que proporciona formação e uma primeira experiência profissional.

No Escola do Amanhã, liderado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material de Caxias do Sul e Região (Simecs) em parceria com Senai Nilo Peçanha e Mecatrônica e apoiadores, os adolescentes aprendem os primeiros passos de robótica de forma prática, criando robôs em impressora 3D e os fazendo vencer desafios. E recebem, também, conhecimentos em gestão financeira e prevenção à violência. As visitas às empresas são parte dessa formação.

Ranking das melhores para se trabalhar

Também no contexto de suas unidades, a Palfinger desenvolve ações para formação e treinamento. “Buscamos o desenvolvimento de quem já faz parte do time, seja por meio de intercâmbios de profissionais com empresas do grupo fora do Brasil, o que proporciona novas perspectivas de aprendizado e de carreira, e de iniciativas para a formação de lideranças”, afirma a gerente. Ela cita o exemplo de um colaborador que saiu da fábrica em Caxias do Sul para assumir a função de líder de engenharia em uma unidade nos Estados Unidos. Outros dois profissionais estão atualmente vivendo na Argentina e na Áustria.

Apoiar e realizar programas de incentivo à formação já são parte da cultura da organização A Palfinger, que tem 460 colaboradores na Serra gaúcha, integra o ranking das melhores para se trabalhar e desde 2019 recebe a certificação do Great Place to Work (GPTW) Brasil.

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Depo 25 Bonus 25

Depo 25 Bonus 25

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!