Para atender demanda de mercado e evitar a inversão de fluxo, SolaX Power lança inversor híbrido residencial de 7,5 kW

Para atender demanda de mercado e evitar a inversão de fluxo, SolaX Power lança inversor híbrido residencial de 7,5 kW

A nova potência disponível para o X1-SPT permite flexibilidade ao consumidor e evita negativa de aprovação do projeto pela concessionária

Para atender demanda de mercado e evitar a inversão de fluxo, SolaX Power lança inversor híbrido residencial de 7,5 kW

Desde que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou a Resolução Normativa n. 1.098/2024, que traz definições para a análise de inversão de fluxo de sistemas de Geração Distribuída, o mercado tem se movimentado para se adequar e evitar as negativas das concessionárias para esses projetos. E foi para atender a essa demanda que a SolaX Power traz ao mercado o inversor híbrido residencial X1-SPT de 7,5 kW.

Esse produto está de acordo com o fast track, o qual estabelece que, para projetos de até 7,5 kW, não é necessária a análise de fluxo reverso. Essa modalidade dispensa os estudos de inversão de fluxo a pedido do consumidor, desde que a microgeração distribuída seja utilizada apenas para compensação na própria unidade consumidora.

“Como as concessionárias estão alegando inversão de fluxo com cada vez mais frequência e, assim, negando pareceres de acesso, a ANEEL divulgou essa normativa para permitir que sistemas de menor porte conectem mais rapidamente. Nesse sentido, para projetos de até 7,5 kW de potência, a concessionária não pode negar o parecer de acesso ao cliente. Então, nesse cenário, há a certeza de que o sistema será aprovado pela concessionária de energia”, explica a gerente comercial da SolaX Power, Dieny Melo.

Além de atender a essa demanda que facilita a aprovação dos projetos, o X1-SPT de 7,5 kW, “também é uma ampliação de portfólio da SolaX, que disponibilizada apenas o produto de 6 kW homologado. Assim, é possível garantir mais flexibilidade aos projetos dos clientes”.

Sobre o X1-SPT de 7,5 kW

Este é um produto com dois períodos de carga disponíveis, com saída EPS (Energia de Backup/Emergência) de 127/220V, o que garante o fornecimento de energia de emergência a cargas críticas, caso ocorra uma falha na rede elétrica, bem como tempo de comutação menor do que 20 milisegundos, o que é essencial para que o inversor converta a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) de forma eficiente e com menor perda de energia. Além disso, aceita 50% de overload por 10 segundos, ou seja, é um modelo que pode lidar com uma potência de carga 50% maior do que sua potência de saída nominal. “Este é um aprimoramento importante, já que a última versão era apenas 20% por 60 segundos”, explica o engenheiro Marcelo Niendicker.

A normativa de segurança e prevenção de incêndios AFCI (Arc Fault Circuit Interrupter) está em vigor no Brasil desde 10 de dezembro de 2024, por isso vale destacar que o X1-SPT está pronto para o AFCI. Ademais, o modelo possui adaptabilidade flexível, com corrente de entrada máxima para os painéis solares de 18 A, o que é compatível com painéis solares de alta potência.

“Este lançamento da SolaX também armazena o excedente de energia fotovoltaica na bateria. E a baixa tensão de partida do MPPT aumenta o tempo de funcionamento do inversor, além de estar pronto para a função de gerador, em caso de falha na rede da concessionária”, explica o engenheiro.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades