Para celebrar seus 46 anos de Brasil, New Holland restaura…

Para celebrar seus 46 anos de Brasil, New Holland restaura modelo da primeira colheitadeira produzida no país

Para celebrar seus 46 anos de Brasil, New Holland restaura modelo da primeira colheitadeira produzida no país

Para celebrar os 46 anos do início das operações da sua primeira fábrica no Brasil, a New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, recuperou e restaurou uma unidade do primeiro modelo de colheitadeira produzido pela marca no país, o NH 1530. Conhecida por sua qualidade e performance, a máquina, lançada em 1976 – um ano após o início das atividades da fábrica de Curitiba (PR), no dia 25 de outubro de 1975 –, acompanhou os primeiros passos de uma geração de produtores rurais que iniciaram a expansão da agricultura no Brasil. O restauro foi um presente da marca para a fábrica, seus colaboradores e para os agricultores de todo o país.

“Recuperar este patrimônio que é parte da nossa história e da história da agricultura brasileira é um privilégio e uma honra para nós da New Holland. Esta máquina simboliza o início de uma jornada de continuar buscando soluções para melhorar a vidados agricultores no campo, para que continuem produzindo mais e melhor, com menor custo e maior facilidade. Desde a NH 1530 até as modernas linhas TC, TX e CR, que compões o portfólio da marca atualmente, a New Holland tem se comprometido em atender o produtor com a tecnologia que ele precisa no momento”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul.

A NH 1530 foi fabricada de 1976 a 1979 e caiu no gosto dos agricultores da época, pois não era pequena e nem grande demais. Tinha o tamanho ideal para as propriedades rurais nos meados dos anos 1970. “Foi uma colheitadeira que se adaptou muito bem à agricultura nascente brasileira à época. Tinha qualidade, performance e desempenho que chamavam a atenção. Ela tinha ainda uma plataforma pequena e era boa para pequenas lavouras. Se encaixou muito bem em termos de capacidade e desempenho”, conta Mario Pino, supervisor do Suporte ao Produto-Colheitadeiras e responsável pelo projeto de restauro da máquina. Mesmo após tantos anos, algumas dessas máquinas continuam até hoje em operação.

Tudo começou quando Mario Pino visitou a fábrica da New Holland na Bélgica e viu que tinha a primeira colheitadeira exposta no museu da fábrica. “Pensei, por que não podemos fazer o mesmo no Brasil?”, revela. A empreitada foi aceita pela diretoria da marca no Brasil e iniciaram-se as buscas por modelo da 1530. A concessionária Equagril, de Palotina (PR), localizou a máquina, que estava encostada na propriedade de um cliente no interior do Paraná.

Começava então o trabalho de lavagem e desmontagem de todos os componentes. “A restauração não é tarefa fácil porque cada componente tem de ser tratado para a nova pintura, como foi o caso do elevador de palhas, por exemplo”, explica Mario. Muitos componentes estavam danificados ou simplesmente não existiam mais. “Foi preciso recorrer até a desmanches para encontrar algumas peças de substituição”, afirma.

O projeto contou com a colaboração de 10 concessionários New Holland, de 4 estados. Além da Equagril, contribuíram para a restauração da máquina: Xingu (Água Boa-MT); Taisa (Pato Branco-PR); Dall’Oglio (Toledo-PR); New Agro (Maringá-PR); Tratowel (Araranguá-SC); Tratornew (Ponta Grossa-PR); Super Tratores (Santa Maria-RS); Rodomac (São Miguel do Oeste-SC); e Amazônia Máquinas (Lucas do Rio Verde-MT).

E após dois anos desde o início do projeto, a máquina ficou pronta e agora ficará em exposição na galeria da fábrica de Curitiba, ao lado de máquinas modernas que deram continuidade ao legado a 1530 e de suas sucessoras imediatas, a 4040, que era muito parecida com a 1530, mas que possuía um mecanismo hidráulico do tubo de abertura da descarga e uma refrigeração melhor do radiador, com tela rotativa; e a 5050, que tinha as mesmas características, mas possuía um saca palha extra e capacidade de absorver mais massa.

Mario Pino conta que no início as colheitadeiras eram importadas para o Brasil. A produção nacional, com a 1530, começou somente em 1976. Ele conta que houve até um desfile de lançamento da colheitadeira em Brasília (DF). Na opinião dele, sem a 1530 não haveria as colheitadeiras modernas de hoje em dia, com alta tecnologia embarcada. “Se não fosse a 1530, essa fábrica não teria razão de existir naquela época. Os tratores só vieram para Curitiba em 1986, quando a Ford comprou a New Holland. A 1530 foi o pontapé inicial para as nossas atividades.”

Tecnologia para todos os perfis de clientes

Atualmente, o portfólio da marca conta com modernas linhas de colheitadeiras, que oferecem a solução ideal para todos os perfis de clientes. Entre elas está a TC, que foi remodelada no ano passado, agregando novas tecnologias que melhoraram o seu desempenho sem perder a robustez e confiabilidade que o produtor está acostumado. Outra novidade foi o lançamento da linha TX, cujo grande diferencial é o sistema de duplo rotor de separação, permitindo uma maior capacidade de processamento e, consequentemente, de colheita.

A New Holland disponibiliza ainda a linha CR, de alta performance, com seu sistema de trilha, separação e limpeza que entrega a melhor qualidade de grão do mercado, além de possuir o duplo rotor, uma exclusividade da New Holland. A máquina também oferece maior rendimento e produtividade, pois possui o INTELLICRUISE™, que controla a velocidade de avanço da colheitadeira a fim de trabalhar sempre na capacidade máxima, mantendo a qualidade do grão e os baixos índices de perda já conhecidos pelo cliente.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades