Para comemorar o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, profissionais se unem e compõem música sobre a paixão pelo trabalho e o agronegócio
“Só pode ser agrônomo”, celebra a data e estará disponível no Spotify em 12 de outubro; iniciativa da Brevant® Sementes, marca da Corteva Agriscience, tem da autoria até a interpretação composta por agrônomos
Em 12 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo. O profissional é parte de uma das principais engrenagens do agronegócio brasileiro. Sem ele, o produtor e o setor não teriam o protagonismo e liderança mundial na produção agrícola. Para homenageá-los, a Brevant® Sementes, marca da Corteva Agriscience, lançou o desafio “Parceria da Brevant® Sementes com os engenheiros agrônomos é música para os nossos ouvidos”, que convidou profissionais de todo o país a compartilharem suas histórias com a profissão. Os depoimentos se transformaram na canção “Só pode ser agrônomo”, uma homenagem aos profissionais que será lançada neste 12 de outubro nas redes sociais da marca e no Spotify. Confira um trecho da música.
Como tudo começou
“A Brevant Sementes é uma marca jovem. Comemora sete anos em 2025. Todos os anos, pensamos em formas diferentes de homenagear os agrônomos de todo o país, uma grande força do agronegócio, como já traz no nome. Sempre pensando em inovar e com a participação de todos, convidamos os clientes, parceiros, consultores e equipe da Brevant® Sementes que têm a formação para responder à questão ‘o que é ser agrônomo e a importância da profissão pra você?’. Com base nas respostas, foi escrita a canção. Uma ação inédita no setor que ficou linda e uma grande homenagem”, comenta Eder Arakawa, Líder da Brevant® Sementes para Brasil e Paraguai.
Com a letra da música pronta, Allan Foletto, engenheiro agrônomo e integrante da representação comercial da Brevant® Sementes no Paraná, foi convidado para ser o intérprete. “Ele sempre foi um apaixonado por música. Em nossas reuniões e encontros, pegava o violão e animava a todos. Com isso, já tínhamos o melhor cantor e músico para a iniciativa”, diz Arakawa.
Os coautores Aillon Klasener Arcenildo Sonza Junior (Poka), Bruno Milan, Claudio Marcelo Portela, Israel Silva, Jamile Freitas, Lucas Martinez, Roque Freitas, Sergio Schimiloski, Igor Quirrenbach e Fabio Geabara, ouvirão a música em primeira mão, antes do lançamento, em 12 de outubro. Além disso, o trecho da sua participação foi eternizado em um quadro com a representação da sua resposta à questão que deu origem à letra, gerada por Inteligência Artificial (IA). Um presente para celebrar o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo e a sua contribuição com a canção.
Confira a letra:
“Só pode ser agrônomo”
Nasci e cresci no campo, essa é minha raiz
Do plantio a colheita, sou eterno aprendiz
Cada safra, um novo desafio, sigo sem desistir
Porque da terra nasce a minha razão pra seguir
Desde muito pequeno, ajudo o solo a florescer
E com os pés na terra, aprendi a viver
Uma lição a cada dia, a minha história assim eu faço
E com o agricultor, fortaleço esse laço
Só pode ser amor, só pode ser
Agronomia é a minha vocação
Só pode ser amor, só pode ser
Pela agronomia, bate o meu coração
Com suor e esperança, faço o que é preciso
Sigo essa jornada, sempre com um sorriso
Cada semente plantada carrega um pouco de mim
Produzir mais é uma alegria sem fim
Só pode ser amor, só pode ser
Agronomia é a minha vocação
Só pode ser amor, só pode ser
Pela agronomia, bate o meu coração
Só pode ser amor, só pode ser
Agronomia é a minha vocação
Só pode ser amor, só pode ser
Pela agronomia, bate o meu coração
Intérprete: Allan Foletto