Para impulsionar a mineração sustentável, Epiroc emite “Green Bonds” no valor de 2 bilhões de coroas suecas.
A Epiroc, parceira líder em produtividade e sustentabilidade para os setores de mineração e infraestrutura, emitiu “Green Bonds” para captar investimentos que serão aplicados em P&D e projetos voltados à maior sustentabilidade de suas soluções.
A Epiroc emitiu recentemente 2 bilhões de coroas suecas (SEK)* em “Green Bonds”, atraindo grande interesse de investidores e uma carteira de pedidos superior a 3 bilhões de coroas suecas.
Os “Green Bonds” são similares aos títulos para captação de investimentos comumente emitidos por empresas e governos, com a diferença essencial de que só podem ser usados para financiar investimentos considerados sustentáveis.
O prazo desses títulos de investimento é de cinco anos, sendo que possuem duas tranches**, uma fixa e outra flutuante. A tranche fixa é de SEK 1,5 bilhão e oferece um cupom de 4,155%, enquanto que a tranche flutuante de SEK 0,5 bilhão foi indexada a uma das principais taxas do mercado financeiro sueco, o STIBOR 3M, acrescido de um prêmio de juros de 1,20%.
O STIBOR 3M é um índice cotado diariamente por bancos selecionados na Suécia para empréstimos em coroas suecas por um período de 90 dias. A compilação é feita diariamente pela Nasdaq Estocolmo às 11h00.
Os títulos para captação de investimentos em projetos sustentáveis da empresa foram emitidos sob o programa Euro Medium Term Note (EMTN), com referência ao recém-criado Green Bond Framework da Epiroc, uma informação que está disponível para consulta de interessados na página do website do Grupo: https://www.epirocgroup.com/en/investors/debt
Os títulos serão cotados em uma das principais bolsas de valores da Europa, a Euronext Dublin.
O banco sueco SEB e o banco dinamarquês Nordea são os responsáveis pela gestão da venda dos títulos, tendo o SEB também atuado no processo de consultoria do projeto.
“A Epiroc desempenha um papel vital na transição para uma sociedade de baixo carbono”, diz Håkan Folin, diretor financeiro da Epiroc. “Este novo financiamento nos apoiará à medida que continuamos nossa jornada de sustentabilidade e investimos em produtos e tecnologias inovadores que tornam mais sustentáveis as nossas operações assim como as de nossos clientes”.
Os recursos serão aplicados para financiar projetos em três categorias:
Produtos e tecnologias de produção.
Exemplos: soluções para mineração elétricas movidas a bateria, tecnologia de conversão de diesel para bateria, oferta de soluções de baterias como serviço, soluções de automação e digitalização que aumentam a eficiência e reduzem as emissões, design para reciclagem, circularidade e reutilização de material e matérias-primas certificadas ambientalmente, tais como o aço livre de fósseis.
Eficiência energética.
Exemplos: o desenvolvimento de soluções de projeto e gerenciamento de dados para otimizar a eficiência energética dos clientes e a instalação de painéis solares nas instalações de produção da Epiroc.
Gestão sustentável de água e efluentes.
Exemplos: o desenvolvimento de equipamentos eficientes de perfuração de poços de água e a redução de efluentes nas operações.
As ambiciosas metas de sustentabilidade da Epiroc para 2030 incluem reduzir pela metade suas emissões de CO2. Em 2021, a Epiroc recebeu a validação da iniciativa Science Based Targets (SBTi) para essas metas, aplicáveis tanto nas operações próprias quanto no uso das soluções pelos clientes.
O SBTi validou as metas climáticas da Epiroc como estando alinhadas com a manutenção do aquecimento global em um máximo de 1,5°C, consistente com o consenso científico climático mais recente e a meta do Acordo Climático de Paris.
Os “Green Bonds” (Títulos Verdes), são uma alternativa de investimento a longo prazo que contribui para o futuro do planeta, por meio da preservação do meio ambiente e estímulo do desenvolvimento sustentável. Além disso, podem ser um importante instrumento para alavancar novos projetos e tecnologias dentro das organizações.
*1 dólar americano = 10,76 coroas suecas (cotação de 16/09/2022)
** Em administração financeira, uma tranche é uma divisão de um contrato. Fazem-se tranches para separar as particularidades de cada contrato como, por exemplo, taxas de juros diferentes para cada montante desembolsado em um determinado período.