Paraná pode produzir até 6,2 milhões de litros de etanol de milho, quase o dobro do Mato Grosso

Paraná pode produzir até 6,2 milhões de litros de etanol de milho, quase o dobro do Mato Grosso

O Paraná vem se destacando no cenário nacional da produção agrícola, especialmente na cultura do milho, que tem ganhado importância estratégica para o setor de biocombustíveis. Segundo dados da EEmovel Agro, em uma área de abrangência de 120 km a partir de Campo Mourão, o estado cultiva mais de 3,1 milhões de hectares de milho na segunda safra, com uma produção estimada em quase 259 milhões de sacas. Esse volume representa um potencial para a produção de mais de 6,2 milhões de litros de etanol de milho, quase o dobro do potencial observado na região de Nova Mutum, no Mato Grosso, onde já existe uma usina em operaçãoParaná pode produzir até 6,2 milhões de litros de etanol de milho, quase o dobro do Mato GrossoA usina de etanol que está em construção em Campo Mourão pela cooperativa COAMO reforça a relevância do Paraná para o mercado de biocombustíveis, com capacidade para processar 1,7 mil toneladas de milho por dia e produzir 765 mil litros de etanol diariamente, resultado de um investimento de 1,7 bilhão de reais. Embora o foco tradicional da região seja a soja, o milho se consolida como a segunda cultura mais plantada, com municípios como Ubiratã, Mamborê e Campina da Lagoa liderando a produção.

Além do potencial produtivo, o Paraná possui uma infraestrutura robusta para armazenamento e logística, essencial para garantir a eficiência da cadeia produtiva do etanol de milho. O estado conta com uma capacidade total de armazenamento de 38.981.622 toneladas, distribuídas em 5.182 silos, segundo dados da EEmovel Agro. Essa estrutura facilita o escoamento da produção e torna o Paraná ainda mais atrativo para investimentos em novas usinas e tecnologias, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio local e para o desenvolvimento sustentável da região.

“Com a expansão do mercado de etanol de milho, o Paraná apresenta condições excepcionais para se tornar um polo nacional nesse segmento. A capacidade produtiva da região, aliada à estrutura para armazenamento e processamento, coloca o estado em vantagem competitiva importante, comparado a outras regiões tradicionalmente produtoras, como o Mato Grosso. Isso deve atrair mais investimentos e gerar desenvolvimento econômico local”, explica Luiz Almeida, Diretor de Operações Agro da EEmovel Agro.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades