Parceria entre thyssenkrupp e ArcelorMittal entrega soluções de suspensão fabricadas com aço com baixa emissão de CO₂
A thyssenkrupp, por meio de sua divisão Springs & Stabilizers, está em fase de homologação de uma solução de suspensão mais sustentável e com menor impacto ambiental, desenvolvida em parceria com a ArcelorMittal, maior produtora de aço no Brasil e líder mundial. Produzido com matéria-prima 100% reciclada e energia 100% renovável, a Barra Chata Mola Xcarb® está sendo testada na aplicação dos feixes de molas, fornecidos pela thyssenkrupp para as principais montadoras de veículos do País e no mercado de reposição.
A iniciativa, que permite produzir os componentes com baixa emissão de CO₂, está alinhada às estratégias globais da thyssenkrupp e ArcelorMittal de serem empresas neutra em carbono até 2050. Até 2030, a meta global da thyssenkrupp é reduzir em 30% as emissões diretas de CO₂ associadas aos processos produtivos e ao consumo de energia, enquanto a ArcelorMittal quer trabalhar na adoção de alternativas energéticas para reduzir em 25% suas emissões nos escopos 1 e 2.
“Além de minimizar a pegada de carbono na cadeia automotiva e contribuir para a economia circular, o produto, fabricado com aço mais sustentável, garante a mesma resistência e durabilidade da suspensão produzida com aço convencional, sem qualquer perda de performance”, explica Alessandro Alves, CEO da thyssenkrupp Springs & Stabilizers.
Além dos projetos do mercado de reposição, a solução também está disponível para ser testada nos projetos das montadoras que fazem parte do portfólio de clientes da thyssenkrupp.
Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 100.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal 2022/2023 registrou um faturamento de €38 bilhões. Desde 1º de outubro de 2023, as atividades comerciais foram agrupadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e Marine Systems. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 4.000 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. A thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 14.630 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, a empresa cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e contribui para uma vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza a sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, utiliza as suas diversas capacidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde dos seus clientes.
Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval e tecnologias para descarbonização. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2022/2023 um faturamento equivalente a R$5 bilhões.