Passarelli investe em tecnologia que reduz em 80% o tempo de obras

Passarelli investe em tecnologia que reduz em 80% o tempo de obras

Equipamento, que leva saneamento a áreas urbanas sem abrir valas, transformou obras subterrâneas com soluções limpas e inteligentes

Passarelli investe em tecnologia que reduz em 80% o tempo de obras

A Passarelli Engenharia, uma das principais empresas do setor no Brasil, celebra 50 anos da implementação pioneira da tecnologia Shield em projetos de saneamento no país. A data é comemorada com a chegada de mais dois equipamentos de perfuração GBM (Guided Boring Machine), de 300mm e 400mm diâmetros, da alemã Bohrtec, empresa do grupo Herrenknecht. Os equipamentos estão em uso em uma das principais obras do programa Integra Tietê da Sabesp, e vão ajudar a levar saneamento, qualidade de vida e sustentabilidade, reduzindo os problemas no trânsito e outros impactos às comunidades do entorno das obras.

A Passarelli foi a primeira a introduzir a tecnologia no Brasil e possui a maior frota do País, com 15 máquinas com diâmetros que variam de 300 mm a 2.000 mm. Com apoio desses equipamentos, foram instalados mais de 200 quilômetros de interceptores, coletores, redes – de microdrenagem a grandes adutoras – em áreas densamente povoadas.

O método não destrutivo, utilizado pelo Shield, consiste na perfuração do subsolo sem a necessidade de abrir valas, o que permite a abertura de tubulações com alta precisão e segurança. Ambientalmente correto, é o sistema mais adequado a obras em cidades densamente povoadas, preservando a mobilidade urbana, reduzindo impactos no trânsito e transtornos à comunidade, como bloqueios viários, ruído, poeira ou risco a edificações.

A tecnologia se destaca pelo uso de tubos de concreto de alta resistência que recebem a carga dos macacos de cravação  por um, sistema hidráulico e direcionado com controle a laser, o que garante precisão vertical e horizontal. As aplicações abrangem degalerias de águas pluviais até coletores de esgoto, permitindo escavações profundas em áreas com infraestrutura subterrânea complexa, como cabos e adutoras, e assegura que as obras sejam sustentáveis.

“O Shield é uma solução indispensável para obras em cidades densamente povoadas, pois não só reduz o tempo de execução em até 80%, como também consome menos energia, tornando-o mais sustentável, seguro e inovador. Na Passarelli, nosso propósito é aprimorar a vida das pessoas por meio da engenharia e, com o Shield, conseguimos levar saneamento e tecnologia de ponta para a sociedade”, afirma Vlamir Petrelli, Superintendente da Passarelli.

Com a incorporação do Shield em suas obras, a Passarelli tornou-se, em 2016, a única construtora da América Latina a receber o No-Dig Award, premiação concedida pela The International Society for Trenchless Technology (ISTT), entidade que reconhece projetos de destaque em escavação não destrutiva. O uso da técnica contribui para a redução na emissão de gases de efeito estufa (GEE), menor geração de resíduos e impactos ambientais significativamente menores. “Para a Passarelli, a tecnologia é parte da estratégia de inovação e sustentabilidade da empresa, voltada para soluções que respeitam as cidades e as pessoas, com eficiência máxima e impacto mínimo”, finaliza Petrelli

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades