Plataforma que mapeia teor de clorofila para aplicação localizada e identificação de falhas de plantio e ataque de pragas é lançada na Agrishow
Parâmetros operacionais como velocidade, pressão, taxa de aplicação e altura da barra são armazenados automaticamente
Uma nova plataforma de mapeamento e registro de dados dos sensores de pulverização, que permite mapear o teor de clorofila das plantas com altíssima resolução é lançada pela Smart Sensing durante a Agrishow 2025, que acontece de 28 de abril a 02 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
Com essa nova tecnologia, durante o deslocamento no campo, os sensores capturam informações valiosas planta a planta, sem a necessidade do uso de drones ou equipamentos adicionais e permite a geração de mapas de infestação de plantas daninhas, com resolução bico a bico (25 cm), registrando precisamente onde a pulverização localizada foi ativada. Além disso, diversos parâmetros operacionais são automaticamente armazenados, como velocidade, pressão, taxa de aplicação, altura da barra, entre outros, contribuindo para análises detalhadas da qualidade da operação.
Com os mapas de clorofila, os produtores podem identificar falhas de plantio, reboleiras de pragas e doenças, manchas de solo e variações no potencial produtivo da área. “Trata-se de uma ferramenta extremamente valiosa para estratégias avançadas de agricultura de precisão, como a aplicação de insumos em taxa variável”, explica Marcos Ferraz, diretor comercial da Smart Sensing.
A Smart Sensing é a empresa responsável pelo avançado sistema de pulverização localizada WEED-IT, amplamente utilizado no Brasil para aplicações localizadas, e que já proporcionam economias expressivas no uso de herbicidas — chegando a reduzir em até 95% o consumo. Os sensores detectam a presença de clorofila ativa nas plantas, acionando as válvulas de pulverização somente nos pontos necessários. “Agora, essa capacidade vai além da aplicação: os dados de clorofila captados pelos sensores também podem ser registrados e transformados em mapas detalhados de monitoramento da lavoura”, comenta Ferraz
Sobre a Smart Sensing
A empresa foi fundada em 2017, em Piracicaba (SP), por uma equipe de engenheiros agrônomos especializados no emprego de tecnologias para otimizar a rentabilidade no campo.
O principal foco de atuação está na pesquisa e desenvolvimento além de comercialização do sistema de pulverização localizada WEED-IT. Além disso, conta com uma equipe altamente qualificada dedicada à adaptação dessa tecnologia em máquinas no Brasil, assegurando um suporte técnico eficiente e desenvolvimento de novas oportunidades de uso.