Por que os parafusos precisam de nanotecnologia?

Por que os parafusos precisam de nanotecnologia?

Solução desenvolvida pela Ciser garante até 20 vezes mais resistência à corrosão com baixo custo

Por que os parafusos precisam de nanotecnologia?
Parafusos Ciser Divulgação

Maior fabricante de fixadores da América Latina, a Ciser foi umas das pioneiras a usar revestimentos baseados em nanotecnologia para aumentar a resistência e a durabilidade de seus produtos. Com uma intensa cultura de inovação e constante investimento em Pesquisa e Desenvolvimento, a empresa desenvolveu tecnologias próprias, patenteadas ou em processo, que visam a prolongar a vida útil de peças fixadoras.

A solução proporciona redução nos custos de manutenção ao dar maior durabilidade aos fixadores utilizados em estruturas na construção civil e na indústria, em especial aquelas que enfrentam condições adversas severas, sejam intempéries, maresia ou usabilidade de impacto, e que precisam de revestimentos de proteção contra corrosão e que não modificam seu formato, garantindo a fixação exata.

Por que os parafusos precisam de nanotecnologia?
Aluisio Goulart Lopes_Head de Inovação e Transformação Digital da Ciser Divulgação

Algumas vantagens dos revestimentos baseados em nanotecnologia são o aumento expressivo da resistência à corrosão, baixa interferência nas dimensões dos fixadores, a um custo relativamente baixo se comparado as soluções tradicionais. O processo agrega valor aos produtos e serviços dos nossos clientes, nos mais diversos segmentos”, afirma Aluisio Goulart Lopes, Head de Inovação e Transformação Digital da Ciser.

Nanotec

Os selantes nanotecnológicos produzidos pela Ciser são resultado de pesquisas na área da química em nível molecular. O primeiro produto foi o Nanotec, um selante aplicado em peças metálicas revestidas com compostos à base de zinco eletrolítico e outras ligas. É considerado uma nanotecnologia por se tratar de uma resina de base cerâmica, que forma uma película protetora de baixíssima espessura que adere à superfície já existente. “O resultado é uma peça de alta resistência à corrosão a um preço bastante acessível”, explica Aluisio.

A eficiência do processo é assegurada por um teste de laboratório chamado “salt spray”, que segue a norma ASTM B-117, padrão reconhecido em todo o mundo. É um procedimento que provoca uma corrosão acelerada. Os fixadores são colocados em uma câmara de temperatura controlada e submetidos à intensa e ininterrupta borrifação de água com 5% de salinidade, semelhante à do mar, até que apareçam os primeiros sinais de desgaste. O salt spray acelera o processo de corrosão e nos dá parâmetros sobre a eficiência da nanotecnologia em comparação com os produtos convencionais. A combinação do revestimento de zinco com o selante nanotecnológico chega a assegurar mais de 3 mil horas de borrifação antes que a peça comece a apresentar algum desgaste.

Esse resultado é superior a qualquer outra solução existente a base de zinco eletrolítico e garante uma resistência inigualável. “Em uma estação de intempéries no litoral de Santa Catarina, onde a Ciser avalia a durabilidade de seus produtos na prática, peças expostas à maresia há mais de sete anos ainda não apresentaram sinais de ferrugem, ou seja, de oxidação vermelha”, destaca Aluisio. Atualmente, a Ciser oferece uma linha de produtos Nanotec, como o Nanotec Alumínio e o Nanotec 3000, de maior ou menor resistência, de acordo com as necessidades dos clientes.

NanoGeo

O NanoGeo, lançado no final do ano passado, é um revestimento à base de flocos de zinco, de alumínio e de nanopartículas de alta dureza, conhecido no Brasil como organometálico. É uma exclusividade da Ciser e tem patente requerida. Pode ser aplicado em fixadores sextavados ou fendados, independentemente do tipo de rosca. Como resultado, oferece maior dureza superficial do filme protetor, sendo cinco vezes mais resistente à corrosão no “salt spray” se comparado ao produto convencional em testes de aplicação. “Junto com um selante, conseguimos um teste salt spray superior a 4.000 horas, que é quatro vezes superior ao similar comercializado no mercado e cerca de 300 vezes maior do que um produto sem proteção”, afirma.

Sustentabilidade

Tanto o Nanotec quanto o NanoGeo são tecnologias sustentáveis, pois não utilizam Cromo VI e outros metais pesados. Também não geram resíduos e agentes agressivos. Essas características atendem às políticas de ESG da Ciser e estão de acordo com as principais tendências industriais no atual momento em que todos buscam alternativas para minimizar os impactos das cadeias produtivas no meio ambiente.

“Com todas essas características – resistência, durabilidade, sustentabilidade e baixo custo – os produtos nanotecnológicos da Ciser têm conquistado cada vez mais o mercado. Sabemos que nossos selantes são inovadores e colocam a Ciser muito além de seus concorrentes. Trata-se de uma tecnologia que, desde seu lançamento, tem ocupado cada vez mais espaço com excelente aceitação e ótimo retorno”, conclui.

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades