Porto Itapoá atinge o melhor semestre de sua história

Porto Itapoá atinge o melhor semestre de sua história

Porto Itapoá atinge o melhor semestre de sua história

Junho também marcou o melhor mês do Terminal. Crescimento dos mercados asiático e norte-americano contribuíram para maior movimentação

O Porto Itapoá fechou o melhor semestre de sua história, juntamente com o melhor mês. No total, foram 597.338 TEUs movimentados no primeiro semestre de 2024, um número 12% maior do que o primeiro semestre de 2023, quando foram movimentados 533.423 TEUs.

Em junho de 2024, o Terminal movimentou 109.889 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), maior número mensal de toda a história, superando abril deste ano, quando foram movimentados 107.475 TEUs.

Porto Itapoá atinge o melhor semestre de sua história

O Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, Felipe Fioravanti Kaufmann, aponta o crescimento do mercado asiático como importante fator para estes números. “Todo o sistema logístico portuário do chamado cluster sul apontou crescimento impulsionado, sobretudo, pelas importações vindas da China”, avalia.

Outro fluxo que apoiou o crescimento do primeiro semestre de 2024 foi a alta dos volumes de proteína animal exportados através do Porto Itapoá. Tal fluxo cresceu 43% em comparação com o mesmo período do ano de 2023. “Esta carga representa um segmento bastante importante para a região Sul e Sudeste, onde estão localizados os Estados com maior produção de proteína em geral”.

O aumento acima da média dos volumes movimentados pelo Porto Itapoá, segundo o executivo, deve-se à oferta de serviços marítimos que conectam mercados chave, oferecidos pelo Terminal. “Temos oferecido confiabilidade com alta produtividade aos armadores, fator chave para o direcionamento de linhas marítimas ao Porto Itapoá”, explica Kaufmann.

Importações

Os números de importação do Porto Itapoá também foram recorde para cargas gerais, com 40.817 TEUs movimentados em junho. “Tivemos um forte crescimento das cadeias de plástico, assim como de produtos químicos e de maquinários”, exemplifica Kaufmann.

As importações de cargas refrigeradas também foram recorde em junho, com 1.360 TEUs movimentados. “Aqui tivemos uma movimentação expressiva de alimentos e produtos farmacológicos”.

Crossdocking

O mês de junho também foi marcante para as operações crossdocking – modalidade em que a carga é alocada diretamente do caminhão para o contêiner ou vice-versa. “É o melhor mês da nossa história, com 1.998 TEUs operados”, ressalta Kaufmann.

O novo armazém, inaugurado em janeiro deste ano, é uma das chaves do sucesso desse tipo de operação. “É uma estrutura robusta, com 8 mil m² cobertos e diversos diferenciais de tecnologia, que tem sido fundamental para melhorar os nossos números nesse tipo de operação”, finaliza o diretor.

Investimentos

Para seguir apoiando o crescimento do mercado, o Porto Itapoá tem investido em sua capacidade operacional. A capacidade de tomadas para contêineres refrigerados e novos equipamentos já está garantida para este ano. “O Porto Itapoá é conhecido por sempre estar à frente da demanda, oferecendo capacidade adicional ao mercado para possibilitar crescimento. Além dos investimentos mencionados, já estamos discutindo novas expansões em área e equipamentos como guindastes de grande porte”, reforça o executivo.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Videoconferência referente as Principais Mudanças da Nova Lei de Licitações nº14.133/21 e os Impactos nas Contratações Públicas. DATA: 22,23, 24 e 25 de Julho
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!