Prazo prorrogado para inscrições do Prêmio Boas Práticas da Mineração do Brasil 2024

 

Prazo prorrogado para inscrições do Prêmio Boas Práticas da Mineração do Brasil 2024

Prazo prorrogado para inscrições do Prêmio Boas Práticas da Mineração do Brasil 2024

Os interessados em participar do Prêmio Boas Práticas na Mineração – edição 2024 nas categorias Saúde e Segurança Ocupacional, Segurança de Processos e Eficiência Energética têm, agora, até o dia 21 de junho para realizar suas inscrições.

Além dessas categorias, a edição deste ano também conta com uma quarta categoria, Normas Técnicas, que terá prazos de inscrição diferentes. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

O Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e busca promover a conscientização sobre a importância da mineração responsável ao desenvolvimento socioeconômico do país. Realizado bianualmente, desde 2012, o Prêmio reconhece e valoriza as empresas que se destacam por suas práticas sustentáveis, inovadoras, socialmente responsáveis e relacionadas à melhoria contínua dos processos industriais da mineração.

Cada categoria concorrente à premiação é subdividida em temas:

Eficiência Energética

A categoria Eficiência Energética é dividida em dois temas: Energia elétrica e Combustível. Poderão ser inscritos cases sobre gestão de energia elétrica; implementação de soluções para aumento da eficiência energética; redução de desperdício; implementações de normas e padrões; implementação de ferramentas; definição e implementação de indicadores; programas de transição e mudança cultural; e assuntos correlatos. No tema combustível, poderão ser inscritos cases sobre substituição de combustíveis; implementação de soluções para redução do consumo; redução de desperdício; definição e implementação de indicadores; programas de transição e mudança cultural; e assuntos correlatos.

Normas Técnicas

A categoria Normas Técnicas é dividida em três temas: Amostragem; Análise Química; e Ensaios Físicos e Metalúrgicos. Serão consideradas iniciativas para o desenvolvimento de novos métodos ou aprimoramento dos métodos atuais visando aumentar a acurácia dos resultados, otimizar tempo e/ou consumo de insumos e reduzir contaminações, bem como controle ambiental. Nesta linha, os interessados poderão apresentar resultados ou programa de estudos sobre incerteza e rastreabilidade dos resultados, desafios e soluções para minérios e produtos específicos, minimização dos impactos ambientais, análises on-line, modelagem matemática, automação, aplicação de ferramentas de inteligência artificial, aprendizado de máquina e robótica.

Saúde e Segurança Ocupacional

Nesta categoria os interessados em concorrer poderão se inscrever em um dos dois temas: Operações em Máquinas e Equipamentos Móveis; Saúde Integrada. No primeiro tema, são cases relativos à proteção do trabalhador nas atividades relacionadas às operações em máquinas e equipamentos móveis e promoção do ambiente de trabalho seguro, bem como a gestão de riscos, inspeções e programas de manutenção preventiva, ferramentas de controle de riscos, monitoramento da fadiga, treinamentos e capacitações, dentre outras.

Já o tema Saúde Integrada é para cases relativos a ações que promovam o bem-estar e a prevenção de agravos em saúde, buscando alcançar os mais altos padrões de saúde e qualidade de vida. A Gestão de Saúde Integrada trabalha o indivíduo em todas as dimensões de saúde (Física, Social, Profissional, Emocional e Espiritual) estimulando a adoção de hábitos e estilo de vida saudável e por meio do monitoramento e manutenção da saúde com acompanhamento contínuo multidisciplinar.

Segurança de Processos

Os interessados podem inscrever projetos relacionados à segurança de processos integrado à rotina operacional. São cases que visam alcançar excelência operacional e prevenir eventos, como deslizamentos de taludes, vazamentos de substâncias perigosas, incêndios, explosões e colapsos estruturais, que possam ocorrer durante as etapas dos processos de produção. Os cases devem mostrar os impactos positivos da aplicação de conceitos e elementos de Segurança de Processos na condução das operações, trazendo mais segurança, produtividade e qualidade.

Premiação:

Categorias Eficiência Energética, Saúde e Segurança Operacional e Segurança de processos: 10 de setembro, durante a EXPOSIBRAM 2024

Categoria Normas Técnicas: 24 de outubro no IBRAM – Belo Horizonte (MG)

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Polímeros são alternativas sustentáveis e eficientes para o agronegócio
Polímeros são alternativas sustentáveis e eficientes para o agronegócio Solução que pode até substituir o aço em alguns processos da indústria ajuda também na
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!