Prefeitura de Santos inaugura projeto habitacional no Parque Palafitas em parceria com a Tecverde
Tecnologia leve e sustentável utilizada pela construtech viabiliza urbanização inédita em área de mangue

A Tecverde entrega nesta segunda-feira, 26, em parceria com a Prefeitura de Santos e o Governo de São Paulo, as novas unidades habitacionais construídas no Dique da Vila Gilda, o maior parque de palafitas localizado na Zona Noroeste da cidade. Ao todo, são 60 residências de até 49 m² compostas de sala de estar, jantar, cozinha, área de serviço, banheiro, dois quartos.
O projeto piloto é uma solução de urbanização inédita no país e proporciona moradia digna com infraestrutura adequada aliada à regeneração ambiental, transformando o modelo de ocupação da região. A tecnologia utilizada pela Tecverde permite que as famílias permaneçam em seu território, mantendo sua cultura e modo de vida em condições seguras e estruturadas. Ao mesmo tempo, preservando e restaurando o ecossistema do mangue, marcado pela influência das marés.
As novas edificações foram erguidas com o sistema light wood frame utilizando painéis pré-fabricados de madeira, modelo que traz mais velocidade na construção. As unidades chegaram prontas da fábrica, com hidráulica e elétrica integradas, permitindo montagem mais rápida sobre as estruturas suspensas.
“O projeto do Parque Palafitas mostra como a construção industrializada pode gerar impacto social e ambiental positivo. Nosso sistema permitiu intervir em uma área sensível como o mangue com precisão e baixo impacto, garantindo moradias seguras sem afastar as famílias de seu território” destaca Ronaldo Passeri, CEO da Tecverde.
A escolha pela madeira engenheirada também apresenta benefícios ambientais: seu corte reduz a emissão de CO₂ em até 88% e cerca de 90% o volume de água usado na construção, entregando aos moradores uma construção verde, com 85% menos geração de resíduos no canteiro. Outros benefícios desse modelo construtivo são o maior conforto térmico, a leveza do material e uma melhor previsibilidade de custo.
Além das moradias executadas pela Tecverde, o projeto da Prefeitura de Santos também inclui edificações gerais de apoio, que contarão com espaços de lazer e comércio, além de um píer flutuante para embarcações de passageiros, facilitando a mobilidade na região.
Sobre a Tecverde: Fundada em 2009 no Paraná e com fábrica no interior de São Paulo, a companhia é pioneira na produção de painéis com estruturas de madeira (light wood frame) para construção de imóveis na América Latina. A tecnologia desenvolvida pela Tecverde garante obras quatro vezes mais rápidas que as convencionais de alvenaria, além de ser uma opção mais sustentável, permitindo uma redução significativa no uso de água e na geração de resíduos nos canteiros, entre outros diferenciais. Em 17 anos de história, já são 9 mil unidades entregues em 12 estados brasileiros. Desde 2021, a companhia é controlada pela Arauco. Para mais informações acesse: tecverde.com.br






