Primeiro rolo compactador elétrico no Brasil está em operação na Rodovia Carvalho Pinto.
Ecopistas, Vero Construção Civil e Dynapac inauguram a era de rolos compactadores de asfalto totalmente elétricos no Brasil.
O Grupo EcoRodovias, uma das principais administradoras de concessões rodoviárias do Brasil, reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade ao implementar uma tecnologia pioneira no país. Em parceria com a VERO Construção Civil, a concessionária Ecopistas está utilizando o primeiro rolo compactador de asfalto totalmente elétrico do Brasil, o Dynapac CC 1000e, em obras de manutenção na Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070).
O equipamento representa um grande avanço para a sustentabilidade na infraestrutura viária, pois opera com zero emissões de CO₂, baixo ruído e eliminação dos custos de combustível e manutenção de motores a combustão. Sua aplicação nas obras de reparo de patologias asfálticas demonstra que a eletrificação já é uma realidade no setor da construção e pavimentação.
“Acreditamos que o futuro da infraestrutura passa pela eletrificação e pela adoção de tecnologias mais limpas e eficientes. Essa iniciativa reforça o compromisso do Grupo EcoRodovias com a redução do impacto ambiental na manutenção rodoviária”, afirma Gabriel Agostini, Engenheiro Sênior na Ecopistas.
O Dynapac CC 1000e é o primeiro equipamento em uso no Brasil pertencente ao programa Z.ERA da Dynapac, para um futuro sustentável, através de uma nova geração de máquinas de compactação e pavimentação elétricas, projetadas para serem livres de emissões no local de aplicação.
Este modelo é projetado para realizar um turno inteiro de trabalho sem a necessidade de recarregar as baterias, tornando-o ideal para aplicações de compactação em pequena escala, como calçadas, ciclovias, pequenas estradas e áreas de estacionamento. A sua operação silenciosa e livre de emissões faz dele uma escolha sustentável e de baixo impacto para projetos urbanos.
Uma das características notáveis do Dynapac CC 1000e é o seu grande diâmetro de tambor e os motores de acionamento conectados em série, que contribuem para uma excelente acessibilidade e capacidade de subir aclives. A propulsão e a vibração estão presentes em ambos os tambores, garantindo uma compactação eficiente e uniforme. Com uma massa operacional de 1.775 kg e uma largura de compactação de 1.000 mm, ele oferece um desempenho robusto, combinado à facilidade de manutenção (o equipamento tem menos partes que exigem manutenção).
“O Dynapac CC1000e evita a exposição do operador às emissões de um motor diesel, além de ser mais silencioso” – completa Gabriel.
Segundo Wendell Rodrigues, diretor da Vero Construção Civil, a intenção é utilizar cada vez mais fontes de geração de energia limpa, tais como painéis solares, para carregamento do equipamento.
A Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070) é um dos principais corredores rodoviários do estado de São Paulo, ligando a capital paulista ao Vale do Paraíba, à Região Serrana e ao Litoral Norte. Com cerca de 140 km de extensão, a rodovia é composta por dois trechos distintos: a Rodovia Ayrton Senna, que vai de São Paulo a Guararema, e a Rodovia Carvalho Pinto, que se estende de Guararema até Taubaté. Conhecida por sua infraestrutura moderna e alto fluxo de veículos, a via desempenha um papel fundamental no transporte de passageiros e no escoamento da produção industrial entre a capital e importantes cidades do interior. Além disso, é uma alternativa estratégica à Via Dutra (BR-116), oferecendo pistas amplas, excelente conservação e segurança viária, sendo administrada sob concessão pela EcoRodovias.