Produção contínua industrial é otimizada com uso de simulação computacional e digital twin

Softwares impactam diretamente na diminuição de custos da manufatura, reduzindo também as chances de erro ou contaminação humana
O processo de produção ininterrupto, chamado de produção contínua, é utilizado por empresas de manufatura com o objetivo de fabricar a maior quantidade de um produto no menor espaço de tempo possível. Como geralmente significa operar 24 horas por dia, esse processo de produção cria rapidamente grandes volumes de produtos idênticos. Entre as indústrias que mais utilizam essa fabricação estão as de óleo, aço e papel, além da farmacêutica, automobilística, de eletrônicos etc.
Muito utilizada atualmente, a produção contínua é considerada um processo padrão da indústria. Ao contrário da fabricação em lote, ela combina todas as etapas de produção em um fluxo integrado. Sem paradas, esse fluxo de produção constante ajuda os fabricantes a acelerar os tempos de produção, reduzir o erro humano e melhorar a consistência do produto. É aí que entram os softwares de simulação computacional. A ESSS, multinacional brasileira referência no segmento, tem contribuído com o segmento trabalhando com digital twins (gêmeos digitais), através da parceria com a desenvolvedora Ansys.
Ao utilizar digital twins na produção contínua, usuários podem esperar um aumento de 25% no desempenho do produto e economia de custos de manutenção de até 20% ao longo da sua vida útil. Esses ganhos competitivos resultam dos muitos benefícios que os softwares de simulação proporcionam, como o monitoramento em tempo real em sistemas complexos; manutenção preditiva que evita o tempo de inatividade rastreando o passado e maior eficiência operacional por meio da automação de processos. A produção contínua é um grande salto para muitas empresas comprometidas em mover seus métodos de produção para a próxima era de fabricação inteligente e integrada.
“Como a fabricação contínua é totalmente automatizada, as informações são analisadas constantemente em todo o sistema. Isso é particularmente útil através do uso de digital twins. Ao fornecer uma réplica virtual conectada de máquinas em serviço dentro do processo de fabricação, é possível visualizar perspectivas em tempo real de equipamentos, para informar com precisão as decisões sobre desempenho e manutenção. Por exemplo, um digital twin de um misturador industrial pode alertar o fabricante quando o atrito entre os materiais coloca o motor em risco de tensão ou falha. Sem a alimentação constante da simulação computacional, os trabalhadores da fábrica teriam que fazer suposições com base no que podem ver com seus próprios olhos”, afirma a Gerente de Marketing de Produto da Ansys, Graziella Alves.
Entre os benefícios da produção contínua, estão o tempo de produção mais curto, a diminuição de risco de erro ou contaminação humana e maior controle sobre processos. Embora a fabricação contínua possa ajudar as empresas a economizar tempo e melhorar a padronização de produtos, ela traz alguns desafios, como o alto investimento em maquinário e o rápido acúmulo de estoque, caso haja problemas de demandas do consumidor.