Produtividade na soja começa com a semente correta; veja como acertar na escolha
- Escolha da cultivar deve levar em conta clima, solo e histórico da propriedade
- Produtividades acima de 100 sacas por hectare foram registradas na safra 2024/2025 com variedades Credenz® e SoyTech ®
- Sementes BASF foram utilizadas por produtores que se destacaram em concurso nacional de produção
Em um país com uma grande diversidade de solos, climas, desafios de rentabilidade e fitossanitários como o Brasil, acertar na escolha da semente de soja pode ser um fator decisivo para o desempenho de uma safra de sucesso. Por isso, agricultores devem ter atenção redobrada para a seleção correta da cultivar, levando em consideração as necessidades específicas da área de cultivo.
Para a BASF Soluções para Agricultura, a escolha da semente deve começar por fatores como a análise do histórico da lavoura e do solo, grupo de maturação para rotação com outras culturas, além das condições climáticas locais. Estes passos são fundamentais pois cada semente carrega tecnologias que podem ajudar o produtor a enfrentar desde estresses climáticos até a pressão de pragas e doenças.
“Quando falamos de produtividade na soja, não podemos negligenciar a escolha da semente, pois sabemos que a genética anda lado a lado com o manejo. As sementes certas são aquelas que se adaptam ao ambiente da lavoura e entregam sanidade, vigor e alto potencial produtivo”, afirma José Gomes, responsável pelo negócio de sementes de Soja e Biotecnologia da BASF Soluções para Agricultura.
A escolha da semente ideal vai além de seguir recomendações técnicas: trata-se de traduzir o conhecimento da lavoura em decisões que maximizam o retorno por hectare. Para isso, deve-se conectar os dados da área com o portfólio mais adequado.
A BASF conta com duas marcas de sementes de soja: Credenz® e SoyTech ® , desenvolvidas para oferecer resistência, estabilidade e produtividade em diferentes regiões do país. No Centro-Sul do Brasil, por exemplo, a recomendação é escolher variedades de ciclo precoce, com resistência ao calor e sistema radicular agressivo (característica que permite à planta explorar melhor a umidade do solo). É o caso da variedade SOYTECH 616 I2X e da CZ 15B99 I2X, indicada para maximizar o desempenho nessas regiões.
No Centro-Norte, além da SOYTECH 616 I2X, o ideal é utilizar opções como a SOYTECH 514 I2X ou CZ 37B66 I2X, que apresentam resistências múltiplas a nematoides de cisto.
Para conhecer melhor as características de cada variedade, o agricultor pode consultar os guias disponíveis no site da BASF, para Soytech e Credenz.
Produtores que utilizaram sementes Credenz® e SoyTech ® se destacam em campeonato de produtividade de soja
Um caso que exemplifica o impacto da escolha correta da semente é o desempenho de produtores que apostaram nas cultivares Credenz® e SoyTech ® . Durante a safra 2024/2025, sete agricultores que utilizaram essas sementes se destacaram no concurso de produtividade Liga i2X, promovido pela plataforma Intacta Xtend®.
Em Pitanga (PR), o agricultor Sonimar Grecio chegou à marca de 126,9 sacas de soja por hectare, mais do que o dobro da produtividade média do estado, que foi de 3.650 quilos por hectares (cerca de 60,8 sacas), de acordo com dados da Embrapa. A variedade utilizada foi a SOYTECH 541 I2X, conhecida por seu sistema integrado adaptado às características da lavoura e manejo eficiente de lagartas e plantas daninhas.
Já o produtor Marlei Sponchiado, de Brasnorte (MT), obteve uma produtividade de 110,2 sacas por hectare com o uso da cultivar CZ 37B66 I2X, multirresistente a nematoides de cisto e altamente recomendada em áreas de 180 a 240 mil plantas por hectare.
Os outros cinco agricultores que se destacaram no campeonato são de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins, com produtividades expressivas que refletem a performance de SoyTech ® e Credenz® em diferentes regiões do país. As sementes SOYTECH 616 I2X e CREDENZ 37B39 I2X tiverem resultados registrados acima de 100 sacas por hectare.
Nesse contexto, a BASF Soluções para Agricultura dedica anualmente mais de 915 milhões de euros para o desenvolvimento de novas soluções, incluindo o negócio de sementes. José Gomes reforça que a escolha por sementes legalmente registradas é essencial para garantir qualidade, segurança e desempenho no campo.
“Na safra 2024/2025, as variedades Credenz® apresentaram índice de germinação superior a 95%, o que comprova o cuidado com o processo produtivo e o compromisso com a pesquisa e desenvolvimento”, finaliza.
Para conferir os outros resultados do concurso, clique aqui.
BASF Soluções para Agricultura. Juntos pelo seu Legado.