Produtores com a certificação MipExperience terão desconto nas taxas de juros do Plano Safra 2025/26

Produtores com a certificação MipExperience terão desconto nas taxas de juros do Plano Safra 2025/26

Cinco agricultores já receberam a certificação e o selo que atestam boas práticas agrícolas e uso de bioinsumos

A certificação MipExperience faz parte do Programa Agro Mais Sustentável do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e por isso os produtores certificados estão aptos a ter desconto nas taxas de juros do Plano Safra 2025/26, que será divulgado pelo governo federal na próxima segunda-feira, dia 30. O programa foi idealizado pela Promip e parceiros como o Grupo Carrefour, que comercializa os produtos com o selo e a Paripassu, responsável pela rastreabilidade.

Produtores com a certificação MipExperience terão desconto nas taxas de juros do Plano Safra 2025/26
Divulgação-Marcelo Poletti e Eduardo Corrêa

Cinco agricultores já receberam a certificação – tomates Trebeschi, limão tahiti da Frutas Katira e as bananas dos produtores Bananas Corrêa, Brasnica e Bananas Magário. Os bananicultores receberam a certificação durante o IV Workshop MipExperience, que aconteceu no último dia 26, durante a Hortitec.

Marcelo Poletti, CEO da Promip, enfatiza que o objetivo desse programa é colocar o produtor no centro das decisões por melhores práticas agrícolas. “Essa certificação não tem custo para o produtor e atualmente já temos mais de 60 mil hectares de frutas, legumes e verduras em capacitação na nossa plataforma para gerar futuras certificações. Trata-se de uma demanda do mercado e do consumidor final para ter à mesa produtos mais saudáveis e sustentáveis.”

Para Eduardo Corrêa, diretor executivo da Bananas Corrêa, a certificação é um marco para sua empresa. “Vamos ter a partir de agora nossas bananas com o selo MipExperience à venda nas lojas do Grupo Carrefour e os consumidores terão certeza do nosso compromisso com uma produção mais responsável.”

Selo

Os produtores certificados passam por uma extensa qualificação e monitoramento para a adoção do MIP (manejo integrado de pragas) e dos produtos biológicos, seguidas de uma auditoria. Há uma lista de bioinsumos homologada pelo programa e que passou por análises nos laboratórios da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), além da adoção do manual de boas práticas reconhecido pelo Mapa.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades