Produtores rurais e líderes do agronegócio brasileiro se encontram em…

Produtores rurais e líderes do agronegócio brasileiro se encontram em São Paulo em evento de negócios

Produtores rurais e líderes do agronegócio brasileiro se encontram em São Paulo em evento de negócios

Agrotalk Experience trouxe discussões acerca de produção sustentável, representatividade e transformação do setor

Expoentes do agronegócio brasileiro se reuniram na noite de ontem 11/12, no Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo, durante o Agrotalk Experience. O evento, que teve como tema “O agronegócio brasileiro na vanguarda da produção sustentável”, foi direcionado para cerca de 150 convidados e trouxe para a discussão os atuais cenários de sustentabilidade, tecnologia e mercado financeiro no setor.

Em sua programação, o encontro reuniu como painelistas a cofundadora do Grupo Progresso e líder do grupo Mulheres de Fibra, Ani Sanders; o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto e da Assovale – Associação Rural Vale do Rio Pardo, Paulo Junqueira; o Chefe-Geral da EMBRAPA Territorial, Gustavo Spadotti e a diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul, Leticia Kawanami.

Para Spadotti, só existem três maneiras de aumentar a produção em qualquer lugar do mundo: a primeira é ampliar a área cultivada, a segunda é aumentar a produtividade de cada uma das culturas e a terceira é intensificar o uso do solo.

“A ciência tem trabalhado com cada um desses quesitos para ser possível expandir as áreas com sustentabilidade, reduzir a distância que existe entre os produtores mais tecnificados e levar a tecnologia para médios e pequenos produtores para que eles tenham a oportunidade e a possibilidade de produzir tanto quanto os grandes e mais capitalizados. É preciso levar conhecimento e condições para a intensificação do uso da terra por meio da rotação de culturas, sistema de plantio direto, adubação verde, integração lavoura-pecuária-floresta e outros sistemas agroflorestais”, explicou Spadotti.

Do lado do setor privado, Letícia Kawanani salientou o papel da Cargill na jornada de sustentabilidade do produtor rural, que, para ela, já está muito antenado ao que é bom para o seu negócio e para a resiliência e a longevidade da terra, “que é o ativo mais importante que tem”.

“A Cargill está aqui para ajudar, principalmente, produtores menores, mais descapitalizados a tornarem sua produção mais sustentável conectando os mercados que valorizam esses produtos diferenciados, que estão dispostos a pagar um prêmio”, destacou Letícia.

Para Ani Sanders, o agro tem poder de transformação. “Quando chegamos na nossa região no Piauí não tinha nada e hoje todo o entorno das fazendas é vivo, tem desenvolvimento. Inclusive essa é uma realidade: as cidades que não têm atividades no agronegócio estão paradas no tempo, atrasadas e querem a ajuda do setor para crescer”. Representando o movimento “Mulheres de Fibra”, Ani contou que decidiu sair da porteira para comunicar, inspirar e agregar mulheres no seu segmento. “A mulher tem uma sensibilidade diferenciada, o poder de criar conexões e fazer com que o agro prospere. Mas sempre digo que o olhar feminino trabalha em um patamar e o masculino em outro e juntos eles se completam”.

Paulo Junqueira avaliou que a representatividade é um dos principais problemas do setor. “Somos heróis da porteira para dentro, mas falta comunicação da porteira para fora e falta representatividade. Temos entidades valiosíssimas como a Aprosoja para defender o produtor de soja, o GPB Brasil para defender o produtor de carne, a Orplana para defender o produtor de cana-de-açúcar e onde está a nossa federação lutando, brigando por nós?”, questionou.

“O agronegócio brasileiro representa 25% do nosso PIB e tem uma grande importância para a Ford, por isso o nosso apoio ao Agrotalk Experience. Em 2023 aumentamos em mais de 30% as nossas vendas direcionadas para o setor e para o próximo ano projetamos um crescimento ainda maior”, salientou o Brazil Sales & Dealer Network Manager da Ford Sinal, Daniel Sanches, patrocinadora do evento.

Brunna Viana, do AndBank, ressaltou que a instituição confia muito no potencial do agronegócio e que o banco tem uma série de produtos que se adequam às realidades do setor. “Sou goiana e no Centro-Oeste o trabalho no campo é muito forte, por isso conheço de perto essa realidade.

O evento contou ainda com uma participação especial do ex-Presidente Jair Bolsonaro via videoconferência, que manifestou o seu apoio ao agronegócio e parabenizou o evento por trazer à discussão temas tão relevantes para o desenvolvimento da área.

O Agrotalk Experience tem o patrocínio de Ford Sinal, AndBank Investimentos, Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Assovale, GPB Brasil, Aprosoja São Paulo, Copercana, Techboard Latam, JK Estética Avançada e VQ Jewellry e conta com o apoio da EMBRAPA Territorial, ITESP – Fundação Instituto de Terras e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

ZF Aftermarket lança sapatas de freio TRW para veículos da montadora Jeep Componentes automotivos são para aplicação nos modelos Cherokee fabricados entre 1994 e
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!