Programa Tecer forma 50 pessoas e inicia outras duas edições no Pará
Iniciativa desenvolvida pela Hidrovias do Brasil já beneficiou mais de 140 pessoas e avança com novas turmas para 2026

No mês de janeiro, a Hidrovias do Brasil realizou a cerimônia de encerramento e início de novas turmas do Programa Tecer em Barcarena e Itaituba (PA). Os eventos marcaram a formatura de 50 pessoas e reforçaram o compromisso da companhia com o desenvolvimento social nas regiões onde atua.
O Tecer é uma iniciativa voltada à formação técnica e empreendedora de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ nas áreas de corte, costura e gestão de negócio. Como resultado, o programa vem impulsionando transformações sociais, econômicas e ambientais nas comunidades atendidas. Ao todo, 320 KG de resíduos foram reaproveitados na produção de mais de mil peças entre bolsas, mochilas e necessaires. Esse trabalho contribuiu para o incremento médio de 42% na renda dos participantes.
“Eu tinha o sonho de costurar, acho bonita a arte que transforma tecido em saia, bolsas… O projeto elevou muito a minha autoestima porque quando você pega um tecido e depois vê a peça pronta, é uma satisfação ver que a gente consegue.”, celebra Ivaneide Lima,
As cerimônias ocorreram nos dias 13 e 23 de janeiro, com a presença dos participantes, comunidade, parceiros locais e representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, reforçando a articulação institucional em torno de ações de impacto social positivo. Cada evento também marcou o início de uma nova edição, prevista para o primeiro semestre de 2026, abrindo um novo ciclo de formação para as comunidades.
Priscila Santos, aluna do programa em Barcarena, conta que o Tecer possibilitou aprender um novo ofício. “O projeto mudou muita coisa para mim. Aprendi a costurar e hoje utilizo as roupas que eu mesma faço.”, afirma.
“O Programa Tecer nasce da convicção de que oportunidades transformam vidas. Ao oferecer formação técnica, fortalecemos a autonomia dos participantes para que trilhem novos caminhos com independência e confiança. Essa iniciativa, construída junto com a comunidade, reflete o comprometimento da Hidrovias do Brasil com o desenvolvimento socioeconômico local, ampliando oportunidades e promovendo dignidade por meio do trabalho.”, afirma Érika Pardini, gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Hidrovias do Brasil.
As iniciativas conduzidas em janeiro reafirmam o compromisso da companhia com uma gestão sustentável que gera valor compartilhado e consolida um legado duradouro nas regiões de Itaituba e Barcarena.
Mais informações: www.hbsa.com.br.






