Programa ZF global “DNA da Qualidade” completa cinco anos com iniciativas de sucesso no Brasil
- Em seu quinto ano, o programa foca em ações para sensibilizar e engajar colaboradores sobre a importância da cultura da qualidade total em todos os processos
- Conceito de “DNA da Qualidade” está presente em todas as unidades da ZF no mundo
- Iniciativas locais como o ZF Quality League +S, Quality Show, Jornada DNA e Por Dentro integram ações que culminam em uma semana dedicada ao tema todos os anos na América do Sul
A ZF, líder global em tecnologia para mobilidade completa cinco anos do Programa DNA da Qualidade, impulsionando a cada período sua cultura de melhoria contínua. O programa global foi criado com o intuito de promover e fortalecer a cultura de qualidade entre colaboradores de todas as regiões, por meio de ações de sensibilização e engajamento que culminam na Semana da Qualidade, realizadas sempre no mês de novembro.
Marcelo Oliveira, Diretor de Qualidade da ZF América do Sul
De acordo com Marcelo Oliveira, Diretor de Qualidade da ZF América do Sul, o “Programa DNA da Qualidade” é uma iniciativa global que se consolidou ao longo dos anos como um marco no desenvolvimento e engajamento dos colaboradores na busca pela excelência em qualidade. Todos os nossos colaboradores e fornecedores são comprometidos de forma integral e a cultura da Qualidade ZF foca na prevenção, gerenciamento de riscos, melhoria contínua e execução sem falhas durante todo o ciclo de vida de nossos produtos e serviços”.
Em 2020 o Grupo ZF lançou o programa global “ZF DNA da Qualidade”, baseado em cinco princípios (cinco “P” das palavras em inglês:
“People” que é focado na liderança e desenvolvimento de Pessoas;
“Perform”, que preconiza a checagem constante da performance;
“Prevent”, orientado na identificação de riscos e ações de prevenção;
“Perceive” prevê relacionamento, atendimento às demandas e necessidades do cliente e a sigla
“PDCA” (iniciais das palavras, em inglês, Plan (planejar) – Do (fazer) – Check (checar) e – Act (agir): que é o plano geral e vale como base de todos os demais princípios.
Programação intensa envolve colaboradores
Com os cinco princípios do DNA, o programa visa fortalecer a cultura da Qualidade na ZF por meio de iniciativas estrategicamente programadas ao longo dos anos. Dentre elas, estão algumas elaboradas e consolidadas na região América do Sul.
Os encontros incluem competições, palestras, exposições e atividades interativas, além da participação de clientes e fornecedores em eventos exclusivos. Desde 2020 a empresa vem registrando a expansão das atividades presenciais para todos os turnos, com a participação das nove unidades da empresa na América do Sul. De acordo com o executivo, “o engajamento cresce a cada ano”.
Somente em 2024 foram mais de dois mil participantes em eventos online. A iniciativa contou com 14 diferentes iniciativas na América do Sul envolvendo cinco dias de eventos em nove plantas. Houve ainda dois eventos com a participação de clientes e 24 eventos com a participação de fornecedores. Os encontros presenciais foram realizados contemplando os três turnos de produção, com participação direta da liderança de funções corporativa, de negócios e operações.
O programa também incentiva e reconhece iniciativas individuais ou em grupo que proponham melhorias nos processos industriais ou nos próprios produtos. Durante todo o ano, a ZF promove ações contínuas para reforçar as melhores práticas, culminando na Semana de Qualidade, realizada anualmente entre a primeira e a segunda semana de novembro.
“Queremos que cada colaborador, desde a linha de produção até as funções administrativas, entenda a importância fundamental de seu trabalho e de seu engajamento nos processos e como isso impacta diretamente na qualidade de nossos produtos”, afirma o executivo.
O Quality League foi iniciado em 2019 na planta de Sorocaba. Em 2025 passou a chamar-se ZF Quality League +S, abordando também assuntos relacionados a Saúde, Segurança do trabalho e Meio Ambiente, em parceria com o time responsável por esses temas. “Essa transformação reforça o compromisso com a Qualidade de nossos produtos e processos ZF, mas também com o bem-estar de todos os colaboradores”, analisa.
Para garantir a adesão do maior número de pessoas, a ZF desenvolveu um Plano de Engajamento robusto que inclui ações como gamificação e o “ZF Quality Show”. No “ZF Quality League +S” por exemplo, os colaboradores formam equipes e participam de torneios de conhecimento sobre sistema da qualidade, produção e segurança, com premiações para os vencedores. “Essa abordagem lúdica e competitiva tem sido muito eficaz, pois aumenta a conscientização e o comprometimento com os processos de qualidade”, comenta Oliveira.
Como parte das iniciativas de melhoria contínua, desde 2021 a ZF realiza o programa “Por Dentro” – Conversa aberta com Clientes”, evento no formato digital que promove a aproximação dos colaboradores da empresa com as lideranças de seus clientes, colocando-os em contato direto e permitindo trocas valiosas. “É essencial que nossos colaboradores entendam as expectativas dos clientes. Isso fortalece ainda mais nosso engajamento interno”, explica o executivo.
Segundo Marcelo Oliveira, o programa de qualidade implantado nas unidades da ZF na América do Sul tem gerado resultados expressivos, posicionando as fábricas da empresa na região entre as melhores e mais bem qualificadas do Grupo ZF em todo o mundo. “Certamente há ainda uma desafiadora jornada rumo ao “Zero Defeito”, mas estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados por nossos colaboradores do Brasil e demais países da América do Sul, pois, constar entre as fábricas que mais asseguram alta qualidade já demonstra que estamos no caminho certo”, finaliza o executivo.