Projeto EMBRAPII com a Volkswagen vai ampliar a automação e a conectividade…

Projeto EMBRAPII com a Volkswagen vai ampliar a automação e a conectividade dos veículos da marca

Parceria está firmada com a Unidade EMBRAPII ELDORADO por meio de recursos não reembolsáveis do programa Rota 2030

Projeto EMBRAPII com a Volkswagen vai ampliar a automação e a conectividade dos veículos da marca
Equipes dos parceiros Volkswagen, Instituto ELDORADO e EMBRAPII. Foto: Divulgação Instituto de Pesquisa ELDORADO

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), a Volkswagen do Brasil e a Unidade EMBRAPII ELDORADO se uniram para desenvolver novas tecnologias e softwares para veículos da empresa. O acordo estratégico, firmado em 03 de agosto de 2022, se concentra em criar a segunda geração do sistema VW Play, responsável pela conectividade e automação de alguns modelos da montadora. A empresa MAB Módulos Automotivos de Brasil – do Grupo VW – também participa da parceria.

O VW Play estreou mundialmente em 2020, apenas no modelo Nivus, anunciado como um sistema de infotainment (informação e entretenimento) que marcava o início de uma nova era em conectividade, streaming e serviços. Segundo a Volkswagen, foi o primeiro a oferecer um ambiente virtual exclusivo para os clientes, com aplicativos e serviços inéditos em um veículo, permitindo inclusive, o agendamento de serviços e o acesso a aplicativos sem que o motorista precisasse dispor de memória de seu celular.

A nova geração deve trazer novidades como o carro conectado, telas maiores e com mais resolução e ainda mais capacidade de processamento. No mercado brasileiro, o VW Play já está presente atualmente nos modelos Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e Jetta GLI.

O projeto de Inovação receberá recursos não reembolsáveis do Programa Rota 2030, iniciativa estruturada para apoiar a cadeia produtiva do setor de Mobilidade e Logística, incluindo as montadoras. A EMBRAPII é uma das coordenadoras do Programa.

“A mudança no comportamento dos consumidores impacta diretamente o modelo de negócio das montadoras no Brasil e no mundo. O projeto assinado hoje pela Volkswagen e pelo ELDORADO, que é uma Unidade EMBRAPII, tem potencial para ultrapassar as fronteiras nacionais. Carros inteligentes e conectados trazem vantagens que vão além do entretenimento, como segurança, praticidade, e até mesmo economia com a previsibilidade de manutenção”, destaca o diretor de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII, Igor Nazareth. Na sua análise, com a chegada do 5G no Brasil, a previsão é expandir cada vez mais os recursos de conectividade e automação dos veículos. E ele reforça que a EMBRAPII e suas Unidades estão preparadas para atender à demanda da indústria nacional e desenvolver seus projetos inovadores.

“Esse acordo é mais um passo importante que a Volkswagen dá na direção de se tornar uma empresa provedora de tecnologia. Tudo isso aproveitando o conhecimento local. Isso já ocorreu quando lançamos o VW Play e, com a segunda geração desse sistema, vamos além. Será uma evolução baseada na experiência dos usuários e pensada nos benefícios reais do cliente”, afirma Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégia de TI da Volkswagen do Brasil e Região SAM.

Roberto Soboll, Superintendente do Instituto ELDORADO, acrescenta: “a parceria demonstra a relevância do Brasil no desenvolvimento de plataformas globais de software. Junto com a Volkswagen, o ELDORADO fará uso de sua ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, trabalhando na evolução do sistema de infotainment VW Play”.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Incotep realiza live sobre aplicações da estaca helicoidal na construção civil Objetivo do evento, é difundir, por meio de exemplos práticos, os principais benefícios
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Sobre Nós

A Revista EaeMáquinas, de circulação bimestral, é o melhor guia de compras do setor de máquinas; relacionando as empresas, revendas e distribuidoras de equipamentos, peças, prestadores de serviços e notícias relacionadas ao mercado.

Contato: atendimento@eaemaq.com.br — Tel.:11- 4604-8046

Siga-nos

Deixe seu Email para acompanhar as novidades

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!