Projetos sociais de São Paulo recebem apoio da Fundação Cargill

Cerca de 47 mil pessoas serão favorecidas em todo Brasil por meio de iniciativas que promovem alimentação segura, sustentável e acessível.

Os projetos “Hortas Urbanas São Mateus IV e V”, da Organização Cidades Sem Fome; “Raízes na Cozinha”, da Associação Migraflix; “Comer e brincar na escola serve para quê?”, do Instituto Avisa Lá; e “Prato Firmeza: Campo e Cidade” da Associação de Escola de Jornalismo, foram selecionados para receber apoio técnico e financeiro na 6ª edição do edital da Fundação Cargill. Todo ano, são escolhidas iniciativas, que tenham potencial de promover a alimentação segura, sustentável e acessível a todos nas regiões onde os funcionários da Cargill moram e trabalham.

Com o projeto “Hortas Urbanas São Mateus IV e V”, a Organização Cidades Sem Fome visa a criação e operação de duas hortas urbanas orgânicas. Elas irão gerar trabalho e renda para a população vulnerável socialmente da região de São Mateus, na cidade de São Paulo.

O Edital da Fundação Cargill 2020 é de suma importância para o desenvolvimento do nosso projeto. Com esse apoio, poderemos melhorar a infraestrutura das hortas, de forma a produzir mais alimentos orgânicos, e assim, gerar emprego e renda para mais pessoas, além de ofertar alimentos saudáveis para os consumidores da região e da cidade de São Paulo”, afirma Hans Dieter Temp, presidente do grupo.

Já a iniciativa da Associação Migraflix tem o objetivo de apoiar refugiados imigrantes na geração de renda e desenvolvimento de seus próprios negócios. Dessa forma, serão realizados mentoria e cursos para capacitação em empreendedorismo gastronômico, canais de venda, suporte técnico digital e geração de microcrédito. A equipe pretende desenvolver a metodologia por meio de ferramentas tecnológicas para maior integração socioeconômica.

“O apoio da Fundação Cargill chega em um momento propício para a Migraflix, pois vislumbramos expandir o programa de empreendedorismo gastronômico, desenvolvido desde 2017, e que necessita de adaptações a este momento especial que estamos vivendo”, explica Jonathan Berezovsky, fundador e diretor-executivo da associação.

O Instituto Avisa Lá, por meio da sua iniciativa, apoiará as Secretarias Municipais de Educação em cinco municípios brasileiros na formação de profissionais, contribuindo para a inserção da alimentação e do movimento, para a promoção da saúde e da sustentabilidade, como atividade educativa incorporada ao projeto pedagógico das unidades de Educação Infantil municipais.

“Participar da 6ª edição do Edital da Fundação Cargill é para nós, do Instituto Avisa Lá, uma oportunidade ímpar de levar às redes municipais de educação infantil uma formação que contribuirá para que as crianças construam conhecimentos e atitudes relativas à alimentação, ao desperdício e ao movimento. Quando as crianças aprendem conteúdo desse tipo e formam hábitos na primeira infância, os preservam por toda a vida. A Fundação Cargill foi, nas edições nas quais participamos, uma grande parceira ao apoiar nossa ação, compartilhar ideias e saberes para levarmos às escolas conhecimentos e práticas que acabaram por impactar também as famílias e a comunidade”, afirma Walkyria Dias, coordenadora técnica do Projeto.

Já o “Prato Firmeza: Campo e Cidade” da Associação de Escola de Jornalismo mapeia os empreendimentos gastronômicos na periferia de São Paulo, e a partir de agora mostrará, por meio do jornalismo audiovisual, histórias sobre a cadeia da alimentação no campo e na cidade. Uma série de 4 episódios será produzida e gravada em Parelheiros e em São Mateus, bairros da cidade de São Paulo, e também nos municípios de Bragança Paulista e Mogi das Cruzes. A proposta é olhar profundamente para essa cadeia, apresentando o diálogo entre produtores e empreendedores, mas partindo do ponto de vista dos próprios jovens, com seus diferentes perfis e suas relações com a comida e com o jornalismo.

“O ‘Prato Firmeza: Campo e Cidade’ é uma continuidade e um aprofundamento do projeto Prato Firmeza, o guia gastronômico das quebradas, que já mapeou mais de 200 estabelecimentos nas periferias da cidade e da Região Metropolitana de São Paulo, além de favelas da cidade do Rio de Janeiro. Junto com a Fundação Cargill, em uma parceria estabelecida nos editais anteriores, pudemos crescer, mapear novos territórios e distribuir conteúdo para mais pessoas. Com esse novo apoio, queremos ir além e entender o caminho do alimento desde o plantio até o prato das pessoas que vivem nas periferias e favelas de grandes cidades do Brasil. Um diálogo entre campo e favela”, detalha Guilherme Petro, editor da Associação de Escola de Jornalismo.

Os projetos receberão da Fundação Cargill apoio financeiro e técnico em 2021. Em todo Brasil, a instituição selecionou 14 iniciativas que foram avaliadas quanto ao alinhamento e coerência com a própria organização e a missão da Fundação Cargill; à consistência do planejamento e gestão; ao impacto e à relevância frente ao contexto local em que se pretende atuar; ao potencial de escala e a consequente transformação social; além de fatores que assegurem a continuidade da iniciativa.

“A Cargill quer ajudar as comunidades, onde nossos funcionários vivem e trabalham, a prosperar. Temos como propósito, nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Por isso, buscamos fazer parcerias com instituições que tenham valores alinhados aos nossos e um entendimento profundo de seus objetivos para que possamos fazer o nosso melhor ao criar e entregar soluções que as ajudem a alcançá-los”, afirma Flávia Tayama, diretora da Fundação Cargill no Brasil.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades