Rail Day Brado conecta cadeia de insumos agrícolas a um futuro mais sustentável e eficiente
Evento reuniu clientes e parceiros do setor para uma imersão nas soluções logísticas multimodais da empresa
A Brado realizou a primeira edição do Rail Day: Defensivos e Fertilizantes, no último dia 15, em seu terminal de Sumaré (SP). O evento exclusivo reuniu clientes e parceiros do setor de insumos agrícolas para uma imersão nas soluções multimodais que integram eficiência, sustentabilidade e inteligência logística.
O encontro proporcionou um ambiente de troca de conhecimento, experiências e a geração de oportunidades para ações conjuntas em prol de uma cadeia logística mais conectada e sustentável. Representantes de toda a cadeia de valor estiveram presentes, enriquecendo as discussões com diversas perspectivas e desafios do setor.
A palestra magna foi conduzida por Jeferson Souza, engenheiro agrônomo da Agrinvest, renomada voz do agronegócio e eleito Top Voice Agro 2023. Sua apresentação sobre as “Megatendências do Agronegócio” promoveu um diálogo aprofundado sobre as necessidades específicas do segmento, reforçando o papel estratégico do transporte ferroviário como protagonista de uma logística mais competitiva e inteligente para o escoamento da produção agrícola brasileira. Souza ressaltou a importância da saúde financeira do produtor rural e falou sobre as tendências dos mercados de soja, milho, algodão e insumos agrícolas.
Luciano Johnsson, CEO da Brado, destacou a evolução da eficiência do transporte ferroviário, com uma redução de emissão de CO2 dez vezes superior em comparação com o modal rodoviário atualmente (ante uma redução de cinco vezes em anos anteriores). Compartilhou ainda uma curiosidade sobre a tecnologia aplicada: 80% do trecho ferroviário entre Rondonópolis (MT) e Sumaré (SP) opera de forma autônoma, com o maquinista atuando na supervisão.
“O sucesso desta primeira edição do Rail Day reforça o compromisso da Brado em construir, junto a seus parceiros, caminhos reais de transformação para o setor de insumos agrícolas”, afirmou Johnsson.
Durante sua apresentação, Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado, enfatizou o crescimento do mercado de insumos agrícolas para a companhia e a significativa melhora na qualidade dos serviços. Ele informou que o On-Time Delivery (OTD), indicador que mede a eficiência no cumprimento dos prazos de coleta e entrega, subiu de 70,7% em 2023 para 98,4% em 2024 na coleta, representando uma melhora de 27,8%. Já a entrega atingiu 100% de pontualidade em 2024, contra 86,2% no ano anterior. “Essa evolução permite atender cargas mais sensíveis e com prazos de entrega cada vez mais reduzidos”, disse.
Os participantes fizeram uma visita guiada ao Terminal de Sumaré, conhecendo de perto a estrutura e as soluções integradas desenvolvidas pela Brado para atender, com excelência, o fluxo de insumos do campo à cidade.
O evento é o primeiro de uma série de encontros que visam fortalecer as conexões e impulsionar uma logística cada vez mais eficiente e sustentável para o agronegócio brasileiro.