Raízen promove excelência operacional com programas de reconhecimento no transporte e colheita de cana
Companhia conta com quatro programas que visam melhorar os modelos de gestão, contribuindo para o aumento da produtividade e a segurança das operações
Visando garantir a produtividade, a segurança e a eficiência de suas operações, a Raízen concentra seus esforços na expansão de seus programas de excelência em CCTA (Corte, Carregamento, Transporte e Apoio), desenvolvendo métricas voltadas à alta performance, melhoria contínua e à redução de custos.
São quatro programas que compõem a iniciativa para reconhecimento e excelência operacional: TransMOV, voltado para o transporte de cana; Safe Bus, para transporte de pessoas; Conduzir, para reconhecimento de motoristas do transporte de cana, pessoas e apoio; e Frente de Ouro, que visa estimular a competição saudável entre as frentes de colheita. Os dois últimos com foco no colaborador, reconhecendo bons comportamentos ao volante, e principalmente bons resultados em alta performance.
Os programas são os pilares da disseminação da cultura de Zero Acidente na Raízen, essenciais para operações em grande escala. Atualmente, envolvem mais de 7 mil motoristas, cerca de mil veículos no transporte de pessoas (levando mais de 20 mil pessoas em contexto safra) e cerca de 750 caminhões no transporte de cana, com previsão de transportar 45 milhões de toneladas até o final da safra. Ao todo, essas operações rodam mais de 90 milhões de quilômetros por safra.

A Raízen conta com quatro programas que visam melhorar os modelos de gestão, contribuindo para o aumento da produtividade e a segurança das operações: TransMov, Safe Bus, Conduzir e Frente de Ouro – crédito: Divulgação/Raízen
“Na Raízen, buscamos continuamente a eficiência sustentável, integrando produtividade, excelência operacional e responsabilidade socioambiental. Esse compromisso se reflete em nosso valor inegociável: a segurança, presente em cada decisão, operação e colaborador. Ferramentas como o TransMOV, Safe Bus e Conduzir são fundamentais para fortalecer essa cultura, impulsionando a performance logística e consolidando uma operação de zero acidente. Com essas iniciativas, a Raízen reforça seu compromisso em unir segurança, produtividade e valorização das pessoas, reconhecendo o desempenho das equipes e incentivando a evolução contínua de toda a cadeia logística”, explica Hamilton Jordão, Gerente de Operações Agrícolas da Raízen.
TransMOV e Safe Bus
Os programas TransMOV (7ª edição) e Safe Bus (4ª edição), da Raízen, têm o objetivo, respectivamente, desenvolver as operações de transporte de cana e de pessoas, envolvendo prestadores de serviço e operações próprias, em 26 unidades da companhia.
Dentro desses programas, as métricas de avaliação das operações são: Zero Acidente, Auditorias (avaliação de integridade de processos); violações em telemetria (monitoramento 24h) e Produtividade, ao final da safra são reconhecidos com o Selo de Excelência Raízen para a melhor operação.
Conduzir
O programa Conduzir é uma iniciativa de reconhecimento aos motoristas das operações de transporte de cana, transporte de pessoas e apoio (comboio, vinhaça e prancha). Seu objetivo é disseminar a Cultura Raízen de Zero Acidente, promovendo segurança e eficiência operacional.
O programa valoriza e reconhece, mensalmente e ao final da safra, o desempenho de motoristas com zero violações, e alta produtividade, ou seja, reconhecendo aqueles que rodam mais sem infrações e mantendo a alta performance das operações. A apuração é baseada em dados de telemetria com acompanhamento 24h com tecnologia embarcada nos equipamentos e câmeras de fadiga, obtendo dados como quilometragem rodada., excessos de velocidade, freadas bruscas e violações comportamentais do motorista (uso de celular e dirigir sem cinto, por exemplo).
Frente de Ouro
O programa Frente de Ouro visa estimular a competição saudável entre as frentes de colheita próprias da Raízen para aumentar a produtividade. A métrica de avaliação e reconhecimento é baseada no Rendimento da Frente (toneladas de cana colhidas por hora).

As operações da Raízen envolvem mais de 7 mil motoristas, cerca de mil veículos no transporte de pessoas e cerca de 750 caminhões no transporte de cana, com previsão de transportar 45 milhões de toneladas até o final da safra -Crédito: Divulgação/Raízen
“Este programa demonstra o compromisso da Raízen em transformar o setor por meio da gestão de dados e do reconhecimento. O Frente de Ouro é um pilar estratégico que materializa nossa busca incansável por excelência no campo. Ao incentivar a melhor performance, garantimos não apenas o aumento da nossa produtividade, mas também a eficiência e a sustentabilidade de toda a cadeia de colheita da Raízen”, afirma Jordão.






