Randoncorp alcança 1º lugar em sua categoria no Prêmio TOP 100 Open Corps
Companhia lidera o ranking na categoria Automotivo e Veículos; premiação da plataforma 100 Open Startups reconhece êxito em inovação aberta
A Randoncorp está na lista das indústrias automotivas brasileiras que mais se destacam no ecossistema de inovação aberta. A 9ª edição do Ranking 100 Open Startups 2024 concedeu à companhia o Prêmio TOP 100 Open Corps, entregue na quinta-feira, 17 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). Pelo levantamento, a Randoncorp alcançou, pela primeira vez, o primeiro lugar na categoria Automotivo e Veículos. Na lista geral, a companhia ocupa a 27ª posição.
“Os resultados alcançados no ranking mostram nossos avanços em inovação aberta. Nos últimos seis anos, trilhamos uma jornada nesse caminho, começando pelo lançamento da então Randon Exo, programa de desenvolvimento que tinha um olhar para nossas equipes, focado em inovação e empreendedorismo. E assim, fomos evoluindo em nossas estruturas, abrindo novas unidades e negócios direcionados ao ecossistema, como Conexo e RV, e aquisições, como a empresa de tecnologia DB. Nossa jornada de transformação está em uma fase madura. A companhia possui negócios diversificados, investindo e se conectando a negócios criativos e disruptivos para a mobilidade – são mais de 100 startups conectadas à Randoncorp.”, destaca Daniel Ely, COO da Rands.
Além desta premiação, tiveram destaque no Ranking 100 Open Startups deste ano também startups investidas pela RV, unidade que faz parte da Rands, plataforma de soluções financeiras e serviços. Entre as startups premiadas nesta edição, está a Sirros IoT, focada em indústria 4.0, que alcançou a primeira posição da América Latina na categoria IoT (internet das coisas). Já a Motorista PX, que conecta transportadoras e motoristas profissionais, ficou em segundo lugar na categoria Marketplace de startups scaleups (organizações que estão escalando no mercado com a adoção de novos processos e ideias inovadoras).
O Ranking 100 Open Startups destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation com startups, ampliando seu reconhecimento e atraindo novas oportunidades de negócios. Publicado desde 2016, se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado.
Sobre a Randoncorp
Multinacional brasileira referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade, a Randoncorp tem presença global fundamentada na qualidade, na inovação e na ética nos negócios. Com mais de 50 operações ao redor do mundo, alcança mais de 120 países com a comercialização de suas soluções e mantém liderança nos mercados de suas cinco verticais de negócios complementares.
A corporação, com sede na cidade de Caxias do Sul, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, Brasil, comercializa seus produtos e serviços em mais de 120 países em cinco continentes. São cerca de 17 mil colaboradores.
A Randoncorp desenvolve, produz e comercializa autopeças e serviços para o controle de movimentos, com portfólio completo para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, por meio da Frasle Mobility, e para aplicações em veículos comerciais, por meio das marcas Suspensys, Castertech, Master e JOST Brasil. A Companhia também atua como montadora e está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo, por meio da marca icônica Randon, com a mais completa linha de equipamentos para o transporte terrestre de cargas.
Serviços e soluções financeiras para financiamento, crédito e locação de ativos, investimento em startups, incentivo ao ecossistema de inovação e desenvolvimento de softwares – compõem o portfólio da Companhia, por meio da Rands, com as empresas Banco Randon, Randon Consórcios, Randon Seguros, Addiante, Randon Ventures, Conexo e DB. O grupo impulsiona pesquisas em materiais, nanotecnologia e eletromobilidade e cria soluções em automação e robótica industrial com o Centro Tecnológico Randon (CTR), a NIONE e a Auttom.
Com o propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade, atua na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e incentiva a pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.
Imagem: crédito: 100 Open Startups/divulgação. Da esquerda para a direita: representaram a companhia na premiação Mateus de Abreu, diretor de Negócios e Estratégias Digitais da Randoncorp; Clairton Guielcer de For, coordenador de Logística da Frasle Mobility; Fernando Bortolini, diretor de Soluções Compartilhadas e TI da Randoncorp; Sheila Tomazoni, gerente de Clientes da Rands.