Recorde de investimento para inovação na cadeia…

Recorde de investimento para inovação na cadeia automotiva

Recorde de investimento para inovação na cadeia automotiva

Embrapii quase triplica os recursos disponibilizados para projetos voltados à cadeia automotiva. Até setembro deste ano, o investimento foi de R$ 105,9 milhões, ultrapassando o recorde anterior de todo o ano de 2022, quando o programa apoiou projetos no valor de R$ 61,8 milhões

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) aumentou em 176,5% o valor disponibilizado para projetos voltados para a cadeia industrial automotiva, nas áreas de mobilidade e logística. Os dados referem-se ao acumulado de janeiro a setembro deste ano e apontam para o investimento recorde em projetos que totalizaram R$ 105,9 milhões no programa. No mesmo período de 2022, o valor total foi de R$ 38,3 milhões em projetos colaborativos com recursos da Embrapii, centros de pesquisa (Unidades Embrapii) e empresas envolvidas. Em todo o ano passado, o investimento viabilizado foi de R$ 61,8 milhões, até então o maior da série histórica.

Entre 1° de janeiro e 30 de setembro de 2020, a Embrapii apoiou projetos que totalizaram R$ 14,5 milhões em investimentos. No mesmo período, foram R$ 28,5 milhões em 2021 e R$ 38,3 milhões em 2022.

Os recursos são oriundos do programa prioritário Rota 2030 e tem o objetivo de apoiar atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na cadeia de fornecedores de mobilidade e logística. Desde o início das atividades, em 2019, a iniciativa apoiou projetos que totalizaram R$ 241 milhões em investimentos para apoio a um total de 151 projetos. O recorde registrado em 2023 confirma a tendência de crescimento da série histórica. Em 2019, primeiro ano do programa, foram disponibilizados R$ 8,4 milhões, entre investimentos da Embrapii, empresas e Unidades Embrapii.

Evolução/ano entre janeiro e setembro:

2023 – R$ 105,9 milhões

2022 – R$ 38,3 milhões

2021 – R$ 28,5 milhões

2020 – R$ 14,5 milhões

O crescimento do aporte de recursos exclusivos da Embrapii também se destaca. Em 2021, foram 18,2 milhões, que representaram 42,5% de R$ 42,8 milhões investidos pela organização. Em 2022, foram R$ 23,3 milhões, ou 37,7% dos R$ 61,8 milhões totais. Já em 2023, os dados mostram que a Embrapii foi responsável por 62,6% dos R$ 105,9 milhões, destinando R$ 66,1 milhões em recursos não reembolsáveis para os projetos.

Investimento total anual

2023* – R$ 105,9 milhões

2022 – R$ 61,8 milhões

2021 – R$ 42,8 milhões

2020 – R$ 20,9 milhões

2019 – R$ 8,4 milhões

Total geral – R$ 239,8 milhões

*Período entre 1º de janeiro e 30 de setembro

Investimento Embrapii

2023* – R$ 66,1 milhões

2022 – R$ 23,3 milhões

2021 – R$ 18,3 milhões

2020 – R$ 7,6 milhões

2019 – R$ 2,9 milhões

Total geral – R$ 118,2 milhões

*Período entre 1º de janeiro e 30 de setembro

Projetos e empresas apoiadas

Os números também mostram crescimento na quantidade de empresas e projetos apoiados. No ano de 2023, já são 57 contratos para atendimento a 48 empresas com demandas para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas nas áreas mobilidade e logística. Em todo o ano de 2022, foram 37 projetos de 31 empresas.

2023* – 57 projetos 48 empresas

2022 – 37 projetos 31 empresas

2021 – 30 projetos 25 empresas

2020 – 19 projetos 16 empresas

2023 – 8 projetos 16 empresas

*Período entre 1 de janeiro e 30 de setembro

O levantamento mostra que a empresa com maior número de projetos é a Bosch. São 20 contratos assinados e R$ 12 milhões em investimentos alavancados. Em seguida aparecem as empresas Acumuladores Moura e FCA (Fiat Chrysler Automobiles) – atual Stellantis -, com cinco projetos cada, nos valores de R$ 2,3 milhões e R$ 1,9 milhão, respectivamente. A Tupy e a Usiminas também se destacam, cada uma com quatro projetos apoiados.

A startup Autaza, com sede em São José dos Campos, no interior de São Paulo, é uma das apoiadas no Rota 2030. A empresa desenvolveu um sistema automatizado de inspeção de qualidade de pintura de veículos, com uso de Inteligência Artificial e visão computacional. O sistema pode identificar mais de 30 tipos diferentes de defeitos em pinturas. A tecnologia é única no Brasil e torna mais preciso o controle de qualidade de superfícies automotivas pintadas, comparativamente ao método convencional cujo processo é totalmente humano. O projeto recebeu apoio no desenvolvimento tecnológico da Unidade Embrapii ISI-EQ (Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica), em Curitiba (PR).

Entre os projetos apoiados está ainda uma pesquisa que busca a produção de baterias de íons lítio do tipo pouch cell, contendo eletrodos de camadas finas a base de nióbio utilizando matéria prima nacional. As baterias de íons-lítio deverão ter vida útil prolongada, de alto desempenho e maior segurança, características fundamentais para a aplicação em veículos elétricos e em armazenamento de energia. Este tipo de bateria é considerada de nova geração e elimina os riscos de explosões e incêndios observados em baterias de íons-lítio convencionais, sendo muito mais seguras para uso em veículos elétricos. O projeto também foi desenvolvido com a Unidade Embrapii ISI-EQ.

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