Recorde histórico no país: empresa nacional produz mais de 176 milhões de litros de óleos básicos e é case de economia circular

Recorde histórico no país: empresa nacional produz mais de 176 milhões de litros de óleos básicos e é case de economia circular Recorde histórico no país: empresa nacional produz mais de 176 milhões de litros de óleos básicos e é case de economia circular

Recorde histórico no país: empresa nacional produz mais de 176 milhões de litros de óleos básicos e é case de economia circular

Além do alto número de produção, a Lwart Soluções Ambientais ainda ampliou em 19% o volume de coleta do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

De acordo com o Relatório de Sustentabilidade de 2023 da Lwart Soluções Ambientais, a empresa produziu 176 milhões de litros de óleos básicos GII, recorde histórico e um case de economia circular que é a alternativa sustentável para o mercado de lubrificantes automotivos e industriais no país.

O número mostra um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior, sendo esta a maior marca registrada pela companhia, que é detentora de 44,9% de participação no mercado de básicos entre os rerrefinadores, segundo a ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

O montante produzido pela empresa tem como origem os 233 milhões de litros de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado –  OLUC, coletados em 2023, outro recorde da Lwart que, na prática, significa retirar de circulação um resíduo perigoso, altamente poluente e reinseri-lo na cadeia produtiva, agregando valor e suprindo a necessidade do mercado nacional, que ainda depende de importação. A Lwart Soluções Ambientais ampliou em 19% o volume de OLUC coletado em relação a 2022, graças ao crescimento nas operações de coleta em 2023.

Recorde histórico no país: empresa nacional produz mais de 176 milhões de litros de óleos básicos e é case de economia circular

Única rerrefinadora da América Latina a produzir óleo básico de alta performance do grupo II, a Lwart também é a empresa de maior participação no mercado nacional de coleta de OLUC, com a maior abrangência no território brasileiro. Após sua coleta, o óleo lubrificante usado passa pelo processo chamado de rerrefino, para voltar a ser óleo básico, matéria prima para produção de lubrificantes. Dessa forma, a empresa evita que o resíduo potencialmente perigoso seja descartado de maneira incorreta, por conta do alto poder de contaminação do solo, da água e do ar. Segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água.

“O conjunto tecnológico de ponta da Lwart permite o aproveitamento de praticamente todo OLUC que entra no processo industrial e a transformação desse resíduo em óleo básico de alta performance, com qualidade igual ou superior ao produto de primeiro refino”, explica Marcelo Murad, Diretor de Óleos Básicos da Lwart Soluções Ambientais.

Recorde histórico no país: empresa nacional produz mais de 176 milhões de litros de óleos básicos e é case de economia circularO óleo básico é o principal constituinte dos óleos lubrificantes. Eles podem ser derivados de petróleo, como no caso dos óleos minerais; sintéticos, quando obtidos por meio de reações químicas de outros compostos, ou óleos vegetais. Na produção de óleos lubrificantes são adicionados aditivos aos básicos para melhorar algumas de suas características e dessa forma, alcançar o desempenho necessário à aplicação a que se destina o produto.

Depois, eles são destinados aos principais produtores, que o aditivam e o transformam novamente em lubrificante. O óleo então volta ao mercado em forma de produtos industriais, agrícolas, automotivos e elétricos, criando um ciclo sustentável e infinito.

Como são classificados os óleos básicos

A classificação dos óleos básicos é definida sendo:

Grupo I: óleo básico com teor de saturados menor que 90% (m/m), teor de enxofre maior que 0,03% (m/m) e índice de viscosidade maior ou igual a 80 e menor que 120.

Grupo II: óleo básico com teor de saturados maior ou igual a 90% (m/m), teor de enxofre menor ou igual a 0,03% e índice de viscosidade maior ou igual a 80 e menor que 120.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades